Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe Comunidade de Bolonha, Itália
Muitos são os percursos existenciais que a espiritualidade mariana e missionária de São Maximiliano Kolbe indica para quem quiser caminhar como discípulo e discípula do Senhor. Porque “espiritualidade” é: vida e fé juntas, mística e ascese bem harmonizadas, vida cotidiana iluminada e orientada pelos valores do Evangelho.
Uma síntese sempre em movimento e sempre nova! São Maximiliano Kolbe afirmava: “Ser Maria vivente, falante, operante hoje. Que maravilhosa missão! Com a consagração a Ela, com nossa entrega existencial a Ela, com nossa livre decisão de acolhê-la com amor e lucidez espiritual em nossa vida, podemos afirmar que isso é “um milagre’ que acontece. E então podemos pedir com simplicidade”.
Sim, abençoado é São Maximiliano, porque na sua pequenez sempre encontrou a maneira de confiar em Deus. Escreveu um dia: “Às vezes a vida é tão difícil! Parece que não têm nenhuma saída. Que devemos fazer, então? Confiar em Deus. Pela confiança, apesar de não conseguirmos compreender diretamente o sentido dos acontecimentos, nós honramos a Deus porque reconhecemos a Sua sabedoria, a Sua bondade e a Sua onipotência” (Escritos de São Maximiliano Kolbe 1264).
Estas palavras do nosso inspirador nos consolam nestes tempos tão difíceis e incertos, tempos em que parece que o homem só sabe escolher caminhos de morte, esquecendo e pisando na dignidade de cada ser humano por motivos cruéis. Dias estes em que parece que o bem sucumbe ao ódio do irmão contra outro irmão. O nosso coração fica apertado e triste, mas se abre também, mais uma vez, à confiança em Deus e à oração.
Ó São Maximiliano, ajuda-nos a frequentar diariamente aquela “escola de vida e de confiança” que é o coração de Maria. A cada manhã, quando renovamos nossa consagração a Ela, nossa entrega nas suas mãos maternais, tira de nós a dormência e a superficialidade que escondem o medo de nos percebermos pequenos e frágeis. Liberta-nos da ideia “pobre” e estranha de pensar que não temos necessidade da Mãe para conhecer Jesus Cristo e permanecer em Seu amor. Preserva-nos da presunção de querer sempre ser “os primeiros da turma”, e concede-nos a graça de morar naquela abençoada “casa de Maria”: quer dizer, viver com a certeza de que, por um misterioso desígnio de amor, a nossa pequenez não é um problema, mas aos olhos de Deus se torna imprescindível para que Ele possa realizar em nós maravilhas. Amém.
Ó Pai bondoso, pela intercessão de São Maximiliano, concede-nos uma grande confiança em Ti que és nossa rocha e nosso refúgio. Faze com que, em todos os acontecimentos da vida, saibamos entregar-nos como crianças em tuas mãos de Pai. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Fonte: O Mílite
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.