São Maximiliano Kolbe

Fé e vida: a presença de Maria em nosso caminho

Podemos afirmar que não podemos viver intensamente à luz do Evangelho. Precisamos mergulhar com Santa Maria no mistério de Jesus, deixar aos poucos que o Espírito de Deus molde em nossa personalidade as mesmas atitudes de Nossa Senhora Fé e vida

Escrito por Espiritualidade

14 JUN 2022 - 00H00

Arquivo MI

Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe Comunidade de Bolonha, Itália

Muitos são os percursos existenciais que a espiritualidade mariana e missionária de São Maximiliano Kolbe indica para quem quiser caminhar como discípulo e discípula do Senhor. Porque “espiritualidade” é: vida e fé juntas, mística e ascese bem harmonizadas, vida cotidiana iluminada e orientada pelos valores do Evangelho.

Uma síntese sempre em movimento e sempre nova! São Maximiliano Kolbe afirmava: “Ser Maria vivente, falante, operante hoje. Que maravilhosa missão! Com a consagração a Ela, com nossa entrega existencial a Ela, com nossa livre decisão de acolhê-la com amor e lucidez espiritual em nossa vida, podemos afirmar que isso é “um milagre’ que acontece. E então podemos pedir com simplicidade”.

Sim, abençoado é São Maximiliano, porque na sua pequenez sempre encontrou a maneira de confiar em Deus. Escreveu um dia: “Às vezes a vida é tão difícil! Parece que não têm nenhuma saída. Que devemos fazer, então? Confiar em Deus. Pela confiança, apesar de não conseguirmos compreender diretamente o sentido dos acontecimentos, nós honramos a Deus porque reconhecemos a Sua sabedoria, a Sua bondade e a Sua onipotência” (Escritos de São Maximiliano Kolbe 1264).

Estas palavras do nosso inspirador nos consolam nestes tempos tão difíceis e incertos, tempos em que parece que o homem só sabe escolher caminhos de morte, esquecendo e pisando na dignidade de cada ser humano por motivos cruéis. Dias estes em que parece que o bem sucumbe ao ódio do irmão contra outro irmão. O nosso coração fica apertado e triste, mas se abre também, mais uma vez, à confiança em Deus e à oração.

Oração

Ó São Maximiliano, ajuda-nos a frequentar diariamente aquela “escola de vida e de confiança” que é o coração de Maria. A cada manhã, quando renovamos nossa consagração a Ela, nossa entrega nas suas mãos maternais, tira de nós a dormência e a superficialidade que escondem o medo de nos percebermos pequenos e frágeis. Liberta-nos da ideia “pobre” e estranha de pensar que não temos necessidade da Mãe para conhecer Jesus Cristo e permanecer em Seu amor. Preserva-nos da presunção de querer sempre ser “os primeiros da turma”, e concede-nos a graça de morar naquela abençoada “casa de Maria”: quer dizer, viver com a certeza de que, por um misterioso desígnio de amor, a nossa pequenez não é um problema, mas aos olhos de Deus se torna imprescindível para que Ele possa realizar em nós maravilhas. Amém.

Ó Pai bondoso, pela intercessão de São Maximiliano, concede-nos uma grande confiança em Ti que és nossa rocha e nosso refúgio. Faze com que, em todos os acontecimentos da vida, saibamos entregar-nos como crianças em tuas mãos de Pai. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Fonte: O Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.