Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 19 MAR 2019 - 14H21

A Imaculada, vencedora de todas as heresias

Valorizando a ação com a oração e com o bom exemplo


Arquivo MI
Arquivo MI
Fundação do Movimento


“Será possível que os inimigos ajam tanto, tomem a dianteira e nós fiquemos tão ociosos? A Imaculada, vencedora de todas as heresias, encontrando servos fiéis, dóceis às suas ordens, não cederá ao inimigo e terá novas vitórias. É preciso que nos coloquemos, como instrumentos dóceis nas suas mãos, esforçando-nos com todos os meios lícitos, servindo-nos com a palavra, com a difusão da imprensa mariana e da Medalha Milagrosa, valorizando a ação com a oração e com o bom exemplo”.

FUNDAÇÃO DA MILíCIA DA IMACULADA

Era o ano de 1917. O sol de outono se aproximava rapidamente do horizonte e Roma imergia cada vez mais nas sombras que a circundavam, defendendo-se delas com centenas de milhares de lâmpadas acesas. No colégio internacional dos Padres Franciscanos, alguns jovens religiosos entraram, quase furtivamente, em uma cela... e o grupinho se colocou ao redor de uma mesa retangular, ao centro da qual, sobre um pequeno pedestal, reinava uma linda estátua da Imaculada, entre duas velas acesas. Depois de uma oração... foi feita uma minuta do programa: objetivo, meios, condições... consultam-se durante longo tempo, mas refletem-se nos rostos de todos a serenidade, a confiança e um amor pronto a sacrificar-se pela salvação das almas, através da Imaculada (SK 1040).

O estatuto ou programa ¾ traçado pelo Padre Kolbe e aprovado pelos outros seis naquela noite ¾ condensa em termos de ação o ideal brotado da obediência, com a perfeita conformidade à vontade de Deus, manifestada pela Imaculada: realizar a maior glória de Deus logo, com a santificação própria e alheia.

MILICIA DA IMACULADA

“Ela te esmagará a cabeça”. (Gen 3,15).

“Sozinha venceste todas as heresias no mundo inteiro”.

I. Objetivo Procurar a:

Conversão dos pecadores, dos hereges, dos cismáticos etc., e a santificação de todos, sob o patrocínio e pela mediação da Bem-aventurada Virgem Maria Imaculada.

II. Condições:

1) Total oferta de si mesmo à Bem-aventurada Virgem Maria Imaculada, colocando-se como instrumento nas suas Imaculadas Mãos.

2) Portar a “Medalha Milagrosa”.

3) Inscrever o próprio em uma sede canonicamente reconhecida.

III. Meios:

1) Rezar, se possível, todos os dias à Imaculada com esta jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós, e por todos aqueles que não recorrem a Vós, em especial modo pelos maçons;

2) Utilizar todos os meios legítimos de acordo com as possibilidades, nos diversos estados e condições de vida, nas ocasiões que se apresentam: o que se deixa ao zelo e à prudência de cada um; o meio especial seja a propagação da “Medalha Milagrosa”. [SK 1368]

A Milícia da Imaculada (ou MI) é uma Associação de Fiéis, pública e internacional, de direito Pontifício, de apostolado mariano, aberta a todos os católicos, em qualquer estado de vida em que estes se encontrem em qualquer nação a que pertençam. A Milícia da Imaculada é, por isso, “uma visão global da vida católica sob uma nova forma, que consiste na nossa união com a Imaculada, nossa medianeira universal junto a Jesus”. A M.I. se propõe essencialmente em promover a expansão do Reino do Sacratíssimo Coração de Jesus no mundo através da ação da Imaculada, ou melhor, em estimular todos os cristãos: leigos, religiosos e contemplativos a colocar-se a serviço d’Ela em sua missão de Mãe da Igreja.

A ESTRUTURA INTERNA DA MILíCIA DA IMACULADA

São Maximiliano Kolbe, com prudência e astúcia, admitiu que nem todos os inscritos na Milícia da Imaculada podem se dedicar com igual operosidade à causa da imaculada. Calculando então as possibilidades do apostolado no seio da Milícia da Imaculada, distinguiu três graus correspondentes à capacidade organizativa dos inscritos e ao seu zelo. Eis como, numa orientação, determinou os graus do apostolado da M. I.:

M.I 1) É constituída por aquelas pessoas que realizam as condições essenciais segundo a página de inscrição e vivem a Consagração a Imaculada, na ação individual, segundo o próprio zelo e a própria possibilidade. Mas sem assumir um trabalho específico, em um grupo da M.I;

M.I 2) Tem a característica própria do apostolado, faz parte dos grupos organizados da M.I.

M.I 3) Se realiza quando se consagra em modo ilimitado à Imaculada, com a disponibilidade a gestos heróicos, desejosos de se tornar “Ela”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.