Espiritualidade

OS SENTIMENTOS DE MARIA | Insegurança

Maria era uma mulher que ligava em si diversas pontas de uma história.

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

29 JUN 2018 - 16H43 (Atualizada em 21 JAN 2021 - 15H32)

divulgação

Maria era uma mulher que ligava em si diversas pontas de uma história. Ela era jovem, uma moça, com todos os seus sonhos, desejos, esperanças; Maria era pobre, vivia nas míseras condições da palestina explorada pelos estrangeiros; Maria é judia, ela carregava em si a esperança messiânica, a espera do ungido que viria libertar o povo estava no seu horizonte. E é neste “livro-mulher” de muitas páginas e muitos cenários que a Palavra de Deus se faz carne.

divulgação
divulgação
Anunciação do Anjo a Maria

Vamos refletir sobre os sentimentos de Maria em alguns versículos da anunciação:

Lc 1,30 “Não tenha medo, Maria”.

É claro que ela deveria estar com medo. Ser mãe é uma responsabilidade muito grande. A maternidade transforma a mulher, é algo muito forte fisicamente e psicologicamente, tanto que o corpo da mulher se modifica definitivamente após a maternidade. Mas, certamente, também existe em Maria a alegria pela maternidade. Ela terá um filho, ela viverá somente para ele e ele viverá com ela e para ela, é uma graça. Se no Antigo Testamento Ana chorava querendo um filho, neste momento o filho vem como dom não pedido e aparentemente imerecido.

Lc 1 “ Achastes graça junto de Deus”.

Maria é respondida pelo Anjo com a informação de que encontrou graça. Ela não vive sozinha em meio as angústias e inseguranças da novidade, mas ela vive estes sentimentos com Deus. A graça é o que faz Maria ser Mãe de Deus. E é a abertura de Maria para a graça que permite que ela ultrapasse o muro da insegurança para encontrar o plano de Deus realizado em sua vida.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.