Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Agosto teve aumento de quase 5% no gasto de energia em relação a 2020

Agosto é é o quinto mês consecutivo de aumento no consumo de energia elétrica

Divulgação
Divulgação
Agosto é é o quinto mês consecutivo de aumento no consumo de energia elétrica


O consumo de energia no Brasil aumentou quase 5% em agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o Operador, esse aumento era esperado já que em agosto de 2020, muitas cidades estavam em lockdown, com as atividades industriais e de serviços praticamente paradas. Portanto, o consumo no ano passado foi muito abaixo do padrão. Outro ponto que influência nessa alta é a proximidade do verão e, consequentemente, o aumento das temperaturas.

Esse é o quinto mês consecutivo de aumento no consumo, reforçando a tese de que houve redução da demanda durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. No acumulado entre abril e agosto, a carga do sistema elétrico apresentou um aumento de 5,2% no consumo, em relação ao mesmo período anterior.

Nordeste e Norte foram as regiões onde as altas foram maiores: quase 8% em agosto. Já a demanda do Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país registrou aumento de 5,9% e 3%, respectivamente.

Para o ONS, esses números indicam uma retomada da economia após o aumento da mobilidade e o crescimento da vacinação, principalmente no setor de serviços, onde já foi superado o nível de confiança pré-pandemia.

Apesar desse aumento representar uma recuperação econômica, reforça, também, a crise no setor energético do país, que enfrenta a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.