Noticias

Celular ao volante é terceira causa de morte no trânsito

Confira cuidados que devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres

Escrito por Vladimir Ribeiro

06 SET 2022 - 10H12 (Atualizada em 06 SET 2022 - 11H25)

Divulgação

Embora parece algo comum e totalmente inofensivo usar o celular no trânsito pode ser uma combinação mortal. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 150 mortes por dia, 54 mil por ano.

Segundo o especialista em trânsito, tenente-coronel da Polícia Militar, Luigi Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada. O uso controlado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos, como é o caso dos motociclistas.

De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km por hora equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100m. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito. O especialista alerta que os cuidados devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres.

O tenente-coronel Luigi Souza lembra, ainda, que falar ao celular no viva-voz em casos de extrema necessidade não configura infração, mas mesmo assim não é recomendado por ser nocivo à segurança do trânsito.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.