Noticias

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar nestas eleições

Decisão do TSE levou em conta suspensão da coleta durante pandemia

Escrito por Vladimir Ribeiro

01 OUT 2022 - 16H00

Divulgação

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (02) para eleger presidente, governadores, senadores e deputados estaduais, distritais e federais. Nos últimos anos, mais um recurso foi adicionado ao processo eleitoral para garantir sua segurança: a biometria.

Apesar de ser um dispositivo importante para as eleições, quem não realizou o cadastro biométrico poderá votar normalmente este ano. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu novos cadastros em razão da pandemia, e esse serviço ainda não foi retomado.

O coordenador de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, Marcel Leonardo Fonseca, dá mais detalhes. “Esse ano nós teremos dois tipos de identificação no dia da votação: a identificação pela biometria e o documento de identidade oficial com foto, para aqueles eleitores que não cadastraram ainda sua biometria. Considerando que teve a pandemia no ano de 2020, o TSE excepcionalmente reverteu o cancelamento das inscrições eleitorais daquele pessoal que não compareceu à revisão biométrica. Ele fez isso em 2020 e fez isso novamente agora em 2022, para aqueles municípios que concluíram seu ciclo de biometria no ano de 2019”.

Marcelo Leonardo Fonseca também explica em quais casos os eleitores não poderão votar neste domingo. “Aqueles eleitores que estão com a sua situação eleitoral cancelada, na grande maioria dos casos são os que deixaram de votar em três eleições consecutivas e não fizeram a justificativa eleitoral. Além disso, tem alguns eleitores que estão também com a situação suspensa em razão de condenação criminal ou constrição, em relação ao serviço militar obrigatório”.

Os eleitores também podem tirar dúvidas por meio do Disque Eleitor, no telefone 148.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.