Nesta segunda-feira (26), após a Missa na Basílica Santa Maria Maior, em Roma, os bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, iniciaram a agenda de visitas aos dicastérios curiais que se estenderá ao longo da semana.
“Que bom iniciarmos nossa Visita Ad Liminha Apostolorum na Casa da Mãe. Ela nos conduz sempre a Jesus, seu Filho e nosso Mestre, modelo de pastor”, indicou o arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, ao presidir Missa na Basílica Santa Maria Maior na manhã de hoje, dia 26. A celebração deu início às atividades da Visita Ad Limina 2022 dos bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, que segue até o próximo dia 30, sexta-feira.
O episcopado das três províncias do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divididas em quatro sub-regiões pastorais, a saber, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I (RP I) e Ribeirão Preto II (RP II), a fim de favorecer a animação pastoral, teve um primeiro encontro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.
No departamento romano, que tem como objetivo a promoção da vida e do apostolado dos leigos, e o cuidado pastoral dos jovens e da família, os bispos paulistas contaram com a relatoria de dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano de Piracicaba.
“Em todos as nossas dioceses existem diversos trabalhos e iniciativas pastorais voltados para a família, sinal do zelo pastoral e da generosidade e compromisso do nosso povo”, enfatizou dom Devair ao padre Alexandre Awi Mello, I.Sch, secretário do Dicastério, e às subsecretárias, as doutoras Linda Ghisoni e Gabriella Gambino.
O bispo de Piracicaba evidenciou que, nas dioceses paulistas, como no Brasil como um todo, impulsionados pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), os leigos e leigas ganharam relevância em toda a ação pastoral. O que, segundo ele, foi sempre confirmado nas Conferências do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM): “podemos dizer, sem sombra de dúvida, que o nosso pastoreio não seria possível sem a colaboração e o empenho de tantos leigos, homens e mulheres imbuídos de forte espiritualidade cristã, desprendimento e compromisso missionário”.
Em um segundo momento, os bispos se encontraram com os colaboradores do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. O bispo diocesano de Jales, dom José Reginaldo Andrietta, apresentou a realidade eclesial e as preocupações sociais mais relevantes no cuidado pastoral nas dioceses das sub-regiões.
“Apesar de ser uma região economicamente rica, seus problemas sociais são alarmantes, com destaque para o alto índice de desemprego, trabalho informal, famílias com baixa renda, sem teto, insegurança alimentar e violência”, disse dom Reginaldo, como é conhecido, e indicou que o principal desafio eclesial nestas regiões do Estado “é ser Igreja missionária, por meio de comunidades presentes em todas as realidades de vida pessoal e social, articuladas como pastoral de conjunto, atuantes em defesa da vida e em prol do bem comum”.
Conduzido pelo cardeal Michael Czerny, SJ, prefeito do Dicastério, o encontro contou com a intervenção do episcopado que refletiu os pontos indicados pelo bispo de Jales. Sobre o assunto, dom João Inácio Müller, arcebispo metropolitano de Campinas, insistiu na formação permanente do clero e dos agentes de pastoral nas questões sociais.
O fortalecimento das pastorais sociais foi bastante citado na reunião, tendo destaque para a Pastoral da Mobilidade Humana, pelo crescente número de refugiados nas regiões das três províncias eclesiásticas, e para a Pastoral da Criança, lembrada pelo bispo diocesano de Catanduva, dom Valdir Mamede.
Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, falou da atenção eclesial com a Pastoral da Sobriedade, e o alto índice da população carcerária no território de diversas dioceses. A esse respeito, o prefeito do Dicastério explicou que o assunto dos encarcerados é uma agenda e preocupação constantes da Igreja e do Papa Francisco. No final da manhã, o encontro foi concluído com a oração do Ângelus.
Fonte: CNBB
Papa pede a delegados da COP28 que se concentrem no futuro das crianças
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
Missa marcará início do uso da terceira edição típica do Missal Romano na Igreja do Brasil
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 8h, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, preside a celebração de ação de graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio, pela CNBB e sua editora, a Edições CNBB, de 65 mil missais às dioceses brasileiras no tempo acordado pelo episcopado brasileiro na 60ª AG CNBB.
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.