A inauguração da Casa do Pão, marco do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), foi realizada às 9h na sede do espaço, localizada na rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, em Recife. A atividade inaugural ofertou um café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto. Os preparativos dos alimentos tiveram início às 5h30, no convento de Santo Antônio, na mesma localidade.
O preparo das refeições contou com o auxílio de 120 voluntários, que já realizam trabalhos ligados a inúmeras organizações não governamentais e à Pastoral do Povo de Rua do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). Para os moradores em situação de rua, o projeto Banho do Bem garantiu a higiene pessoal.
O ato inaugural contou com o pronunciamento do legado pontifício, dom António Marto, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na sequência, o corte simbólico da fita e o descerramento de placa concluiu a cerimônia. As mil refeições foram postas à mesa e servidas em marmitas numa estrutura que será montada no mesmo logradouro, e ofertou – entre as opções do cardápio – cuscuz, bolo, sanduiche, suco e café.
Na Casa Pão serão ofertados diversos serviços, tais como uma lavanderia, para que as pessoas em situação de rua possam fazer a higienização adequada das próprias roupas. Haverá vestiários com banheiros e chuveiros, para banhos dignos e área para os cuidados básicos de higiene pessoal.
O espaço ainda oferecerá atendimentos médico, psicológico e jurídico. Terá também grupos de apoio, oficinas e cursos profissionalizantes, refeitórios, além de uma capela para atividades religiosas e uma padaria, para consumo próprio e vendas dos produtos no local. A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas.
Fonte: CNBB
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.