Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

CNBB adere como instituição embaixadora à campanha de combate às fakenews

Objetivo da iniciativa é que os candidatos sejam eleitos de maneira legítima e ética

Divulgação
Divulgação
Objetivo da campanha é ajudar eleitor a votar com informações verdadeiras


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será embaixadora da campanha #EuVotoSemFakecampanha”, lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 29 de setembro deste ano. O objetivo da iniciativa é que os candidatos sejam eleitos de maneira legítima e ética, por meio de informações verdadeiras, divulgadas em seu contexto, livres de distorções.

Segundo Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, a intenção é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, como os cuidados sanitários para a realização do voto no dia das eleições, o funcionamento do fluxo de votação e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras. “Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, destaca.

Neste sentido, a CNBB soma-se ao esforço da mobilização e coalizão de checagem de fatos sobre o processo eleitoral da sociedade brasileira para combater a disseminação de falsas notícias no contexto das disputas travadas aos cargos públicos no executivo e legislativos municipais no mês de novembro.

Ações da campanha

A campanha, que é completamente apartidária, vai estimular a divulgação de informações oficiais, verídicas e checadas, em contraposição às fake news, bem como promover eleições seguras por meio de mensagens sobre medidas sanitárias necessárias para aliar cidadania e prevenção contra a Covid-19.

A CNBB, sendo uma instituição embaixadora do movimento, publicará mensagens sobre a campanha em suas redes sociais e também buscará mobilizar sua rede de comunicadores tanto para contribuir como a denúncia de notícias faltas e também no processo de esclarecimento sobre o tema.

Além disso, a CNBB produzirá conteúdos autorais importantes que ajudem os cristãos a compreender como é feito atualmente, no setor judiciário brasileiro, especialmente no TSE, o combate às fakenews e à desinformação. E também como os cristãos podem se somar ao esforço de fortalecer a democracia brasileira.

Na véspera das Eleições, no dia 14 de novembro, haverá um Twittaço! Nesse dia, os embaixadores publicarão conteúdos utilizando a hashtag #EuVotoSemFake, associado a conteúdos relacionados ao voto seguro – com medidas de prevenção contra a Covid-19 –, e ao combate à desinformação.

Para o TSE, trata-se de mobilizar os eleitores e cidadãos brasileiros tendo em vista a realização das Eleições 2020 em ambiente digital mais saudável, que permita o debate de ideias sem que a cultura do ódio alimentada pelas notícias falsas domine os diálogos. A iniciativa parte da ideia de que a democracia é feita de debates de ideias de maneira honesta e justa.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.