O bispo diocesano de Araçatuba, em São Paulo, dom Sergio Krzywy comunicou, em nota, o falecimento na madrugada de domingo (27), do arcebispo bispo emérito da diocese dom José Carlos Castanho de Almeida, aos 91 anos, na cidade de Sorocaba (SP), onde estava vivendo na presença e sob os cuidados de seus familiares desde quando entrou para a emeritude em setembro de 2003.
O velório de dom José ocorrerá primeiramente em Sorocaba, na catedral metropolitana Nossa Senhora da Ponte, neste domingo, (27). Às 18 e às 20 serão celebradas missas de corpo presente, presididas pelo arcebispo dom Júlio Endi Akamine na catedral. Logo após terá início o traslado do corpo com a previsão da chegada à catedral diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba nesta segunda, (28), às 10h, quando segue o velório aberto ao público.
A missa das Exéquias será celebrada, às 17h, pelo bispo diocesano, dom Sergio Krzywy. O sepultamento ocorrerá logo após a missa, na cripta da catedral. Em nota divulgada na página do Facebook da diocese de Araçatuba, dom Sergio pediu “a unidade e as orações de todos os diocesanos neste momento de luto em nossa Diocese”.
Filho de Accacio Castanho de Almeida e Joanna Pires Castanho, dom José Castanho nasceu em Guareí (SP), no dia 14 de maio de 1930. Estudou Filosofia no seminário central do Ipiranga (SP) e na Universidade Mogi das Cruzes (SP). Realizou os estudos de Teologia na faculdade Nossa Senhora Assunção (SP) e formou-se bacharel em Direito pela faculdade de Direito de Sorocaba (SP). Sua ordenação sacerdotal foi em Sorocaba (SP) no dia 8 de dezembro de 1953.
Foi pároco da catedral de Nossa Senhora da Ponte, vigário geral da diocese de Sorocaba e diretor espiritual do seminário diocesano de São Carlos Borromeu. Foi nomeado bispo em 10 de março de 1982 e, em de maio do mesmo ano, ordenado pelas mãos de dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, em Sorocaba. Foi nomeado bispo auxiliar de Santos (SP), onde ficou até 9 de setembro de 1987.
Seu lema episcopal é “Scio Cui Credidi” (Sei em quem acreditei).
Enquanto esteve na diocese de Santos foi nomeado vigário episcopal da Região Norte (Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba). Em 25 de outubro de 1987 tomou posse como bispo da diocese de Itumbiara (GO). De 1994 a 2003, foi o primeiro bispo da diocese de Araçatuba (SP). Desde então passou a viver em Sorocaba (SP), sob os cuidados de sua família.
Fonte: Vatican News
Papa Leão e o cuidado com os pobres
O novo documento do Papa foi apresentado no Vaticano
“Dilexi te”: não se pode separar a fé do amor pelos pobres
Publicada a primeira exortação apostólica de Robert Prevost, um trabalho iniciado por Francisco sobre o tema do serviço aos pobres, em cujo rosto encontramos “o sofrimento dos inocentes”. O Papa denuncia a economia que mata, a falta de equidade, a violência contra as mulheres, a desnutrição, a emergência educacional. Ele faz seu o apelo de Bergoglio pelos migrantes e pede aos fiéis que façam ouvir “uma voz que denuncie”, porque “as estruturas da injustiça devem ser destruídas com a força do bem"
Seminário Nacional debate Campanha da Fraternidade 2026
Encontro reuniu animadores, articuladores e parceiros de todo o país em Brasília para avaliar a CF 2025 e aprofundar o tema “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.