Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Humaitá, no Amazonas

Padre Fontinele assume o lugar de dom Francisco Merkel

Divulgação
Divulgação
Dom Francisco Merkel agora se torna bispo emérito da diocese de Humaitá


O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (12), o padre Antônio Fontinele de Melo como novo bispo para a diocese de Humaitá, no Amazonas, do regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Padre Fontinele assume o lugar de dom Franz Josef Meinrad Merkel (CSSp), mais conhecido como dom Francisco Merkel, que solicitou renúncia por motivos de idade.

Ao completar 75 anos em setembro de 2019, dom Francisco, o quarto bispo da diocese de Humaitá, enviou ao Santo Padre, conforme prevê o Direito Canônico, seu pedido de renúncia. Dom Francisco torna-se, com a aceitação pelo Sumo Pontífice, bispo emérito de Humaitá.

O padre Antônio Fontinele de Melo nasceu em maio de 1968, em Camocim, no Ceará. Fez a sua formação em Filosofia e Teologia, de 1992 a 1998, no seminário São João XXIII, em Porto Velho, Rondonia.

O padre também se especializou em Metodologia do Ensino Superior, na Universidade Federal de Rondônia, em 2003, e em Sagradas Escrituras pelo Centro Universitário Claretiano, em 2015.

Foi ordenado diácono em novembro de 1998 e, como presbítero, em setembro de 1999. Como padre, exerceu diversos serviços na arquidiocese de Porto Velho (RO). Esteve a frente da paróquia São Cristovão, de 1999 a 2013, reitor da casa vocacional Dom Hélder Câmara, de 1998 a 2004, coordenador de pastoral, de 2005 a 2010.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.