A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na quarta-feira (30) o Calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.
No dia 24 de dezembro, a Missa de Natal presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro será realizada às 19h30 na Itália (15h30 no horário de Brasília). Também neste ano, o Pontífice vai manter, portanto, o horário antecipado que foi inaugurado em 2020, devido às restrições da Covid, depois confirmado em 2021.
Além da missa de 24 de dezembro, o calendário das celebrações do Papa inclui a bênção Urbi et Orbi, no dia 25, da Loggia Central da Basílica de São Pedro ao meio-dia na Itália (8h no horário de Brasília). No dia 31 de dezembro, às 17h na Itália (13h no horário de Brasília), na Basílica do Vaticano, o Papa vai presidir a celebração das Primeiras Vésperas e recitar o Te Deum em ação de graças pelo ano que passou.
No dia 1º de janeiro, Francisco vai celebrar a Missa pela Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, novamente na Basílica de São Pedro, às 10h na Itália (6h no horário de Brasília). Também na Basílica, no dia 6 de janeiro, será realizada a Missa pela Solenidade da Epifania do Senhor às 10h na Itália (6h no horário de Brasília).
Finalmente, como tradição, no dia 8 de janeiro, no domingo após a Epifania, o Pontífice vai presidir uma celebração na Capela Sistina para a festa do Batismo do Senhor, durante a qual vai batizar algumas crianças: começa às 9h30 na Itália (5h30 no horário de Brasília).
Fonte: CNBB
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.