Noticias

Justiça proíbe confisco de atrasados do INSS

O dinheiro dos RPVs de aposentados e pensionista esquecida na conta durante dois anos não será mais devolvida para o governo federal

Escrito por Vladimir Ribeiro

05 JUL 2022 - 11H14

Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o governo federal de confiscar atrasados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que não foram sacados. A medida foi considerada inconstitucional.

Desde março de 2017, beneficiários que venciam o INSS na Justiça e não faziam o saque das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) ou dos precatórios em até dois anos tinham os valores devolvidos ao tesouro nacional.

A legislação determina que o Tribunal deve notificar o credor sobre o resgate. Calcula-se que quase R$ 9 bilhões não foram sacados em mais de 490 mil contas em todo o país.

Todos os segurados do INSS que tiveram os valores dos atrasados confiscados poderão ser beneficiados pela decisão. para ter o dinheiro de volta é preciso entrar com ação na Justiça.

Fonte: Mais News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.