Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Plano visa diminuir casos e mortes por tuberculose no Brasil

Divulgação
Divulgação
De acordo com dados da OMS, 10 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose em 2019


Reduzir a incidência da tuberculose para menos de dez casos para cada 100 mil habitantes, além de diminuir para uma morte por 100 mil habitantes pela doença até o ano de 2025. Esses são alguns dos objetivos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como problema de Saúde Pública, lançado em outubro do ano passado, mas que começou a valer nesta semana.

O Ministério da Saúde destaca que para alcançar as metas do plano é necessário fortalecer as estratégias o diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose. Isso tudo com o reforço dos serviços essenciais à população, especialmente para superar os impactos gerados pela pandemia no tratamento desse tipo de doença.

O infectologista Olavo Munhoz explicou que a tuberculose é uma doença que representa um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo. Ele destacou que a pandemia, de fato, comprometeu a continuidade do atendimento aos pacientes e que é preciso reverter esse quadro.

O plano é baseado nas recomendações da Estratégia pelo Fim da Tuberculose da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem a participação de gestores estaduais e municipais, da academia e da sociedade civil.

De acordo com dados da OMS, 10 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose em 2019, sendo que 8,2% era portadores de HIV. As mortes pela doença atingiram, no mesmo período a marca de 1,2 milhão.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.