Cerca de R$ 365 milhões do benefício do abono salarial do PIS/Pasep referente a 2020 não foram sacados pelos trabalhadores, segundo informa a Caixa Econômica Federal.
Neste ano, mais de 444 mil trabalhadores com carteira assinada deste ano-base só têm até o dia 29 de dezembro para realizar o saque. Após esta data, os valores retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Para ter o recurso disponível novamente será preciso entrar com um recurso no Ministério do Trabalho e Previdência. Neste caso, o benefício só será liberado no calendário de pagamento seguinte.
O abono salarial do PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada e disponibilizado pela Caixa Econômica. Já o Pasep, quem paga os servidores e trabalhadores de empresas públicas é o Banco do Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, este, inclusive, é o grupo que menos sacou o dinheiro até agora.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/Pasep, há, pelo menos, cinco anos; ter recebido até dois salários mínimos no período trabalhado; ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base 2020; ter trabalhado para empregadores públicos ou privados que contribuem para PIS ou Pasep, e que estes tenham informado os dados corretos do empregado na Rais, Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial.
Para saber se há algum valor a receber, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Com os dados cadastrados no aplicativo, é só acessar a aba "Benefícios" e depois a opção "Abono salarial". O telefone 158 é outra alternativa.
Apesar do número de beneficiários que ainda não sacaram o PIS/Pasep ser relevante, a adesão de quem já garantiu este direito foi recorde este ano: no total 98,4%.
Fonte: Radioagência Nacional
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Jovens: consumo consciente já
Como um primeiro desdobramento dessa jornada vamos falar sobre o consumo, mas não é sobre qualquer consumo, vamos conversar sobre como consumir com consciência e seguindo os princípios de uma economia mais humana. Então embarca com gente nessa leitura!
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.