O verão começa oficialmente no hemisfério Sul na próxima segunda-feira (21), às 07h02 da manhã, pelo horário de Brasília. A estação mais chuvosa do Brasil é também o período em que se concentra a maior produção da safra de grãos do país
De acordo com a previsão de meteorologistas, neste ano o verão terá a influência do fenômeno La Niña, que se caracteriza por águas do oceano Pacífico Equatorial Central com temperatura abaixo do normal.
Os efeitos clássicos desse fenômeno são redução das chuvas nos estados da Região Sul do Brasil e aumento da chuva no Norte e Nordeste do país. No Sudeste e Centro-Oeste brasileiros, o fenômeno La Niña tende a facilitar as convergências de umidade, favorecendo a ocorrência de chuvas.
De modo geral, o mês de janeiro de 2021 deve registrar chuva acima da média no Rio Grande do Sul em parte do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Também deve ter mais chuva do que o normal na região Norte, mas no Nordeste e em parte das regiões Central e Sul, as precipitações devem ficar abaixo do esperado.
Fonte: Rádio 2
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.