“Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22)
Formação

O Espírito Santo de Jesus

“Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22)

Nathalia SPinto

Escrito por Nathalia Silva

19 FEV 2020 - 09H00 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 11H17)


Como Jesus transmite o Espírito Santo à sua Igreja? Nathalia Silva nos leva a conhecer o mistério de Deus que se revela nas páginas da Bíblia:

O momento no qual contemplamos o Espírito dado por Jesus nos remete ao Evangelho de São João, no qual nos é revelado este Espírito prometido e dado pelo Filho. Ali, na derradeira ceia, o próprio Cristo o revelará como seu advogado paráclito. O espírito que Jesus dará aos apóstolos será quem o testemunhará e defenderá a nós e à Igreja, diante do mundo e diante de Deus.

No Novo Testamento encontramos Jesus doador do Espírito. Ele mesmo o dá aos crentes, pois sem este Espírito não haveria Igreja – Corpo Místico do próprio Cristo.

De acordo com as reflexões feitas nesta disciplina, o Espírito, dado como um dom e enviado pelo Pai em nome de Jesus, manifesta-se como co-fundador e constituinte da comunidade de fé e passará a agir dentro dela, morando nela e tornando-se tanto testemunha quanto advogado dessa fé.

O Concílio Vaticano II ensina “... pela comunicação do Espírito, constituiu com os seus irmãos, chamados de todos os povos, o seu Corpo Místico” (LG,7). “Porque num mesmo Espírito fomos batizados todos nós, para sermos um só corpo” (1 Cor 12,13).

A este Jesus – doador do Espírito – reconhecemos eterna presença: quando subiu aos céus, não deixou a sua Igreja órfã, mas deu aos discípulos a certeza de ficar com eles até o fim do mundo. “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28-20).

Para não deixar a Igreja órfã, mandou o Seu Espírito: “Depois… soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Portanto, o Paráclito, residente no Cristo, também passa a ser dádiva do Cristo ao homem.


Fale de Jesus ao mundo pelas páginas das nossas revistas, programação de rádio e TV, conteúdos digitais neste portal e nas redes sociais. Cadastre-se e seja um evangelizador fiel:

Seja Mílite

Deseja realizar uma doação online?

Doe agora

Renove a cada dia o seu pedido de proteção à Imaculada:

Consagração a Nossa Senhora




Escrito por
Nathalia SPinto
Nathalia Silva

Leiga consagrada na Milícia da Imaculada há 20 anos, faz parte de nossa equipe de Comunicação e Marketing. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Teologia pela Universidade Claretiano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.