O Mílite

Quaresma, uma oportunidade para nos colocarmos a caminho

O período da Quaresma em uma catequese simples e fácil de compreender. Confira!

Escrito por O Mílite

28 FEV 2024 - 04H49 (Atualizada em 28 FEV 2024 - 11H31)

“Concedeis aos cristãos esperar com alegria a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais...”

(cf. Prefácio da Quaresma, I)

A palavra Quaresma vem do latim quadragesima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa mais importante da nossa fé, a Ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no Domingo de Páscoa.

A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa que nos convida a uma profunda reflexão e corajosa conversão, mudança radical de vida para retomar a estrada justa. É pausa para refazer as forças e purificar a vida com a oração sincera, com o jejum sereno e a solidariedade restauradora.

Os cristãos, com a intenção de saborear a grandeza da festa da Páscoa, mais ou menos uns 200 anos depois da morte de Jesus, introduziram o costume de precedê-la por três dias de preparação, com oração, meditação e jejum, numa espécie de luto pela morte de Cristo. Mais tarde, por volta do ano 350 d.C., percebendo que três dias eram poucos, aumentaram para 40 dias.

Para o desenvolvimento da Quaresma contribuíram a celebração de reconciliação dos penitentes, que acontecia na manhã da quinta-feira santa, 40 dias após o início de sua preparação, e a instituição do catecumenato como preparação dos iluminados para o batismo (cf. Augé, Matias, Liturgia – História, celebração, teologia e espiritualidade, p. 311).

Na Quaresma, a liturgia da palavra oferece a possibilidade de três itinerários diferentes, mas que se completam. Nos domingos do ciclo A, somos convidados a reviver o mistério do batismo: as leituras falam de água, luz, fé, cegueira, unção com óleo, renúncia ao pecado, e da vitória de Cristo sobre a morte. A temática do ciclo B nos convida para a páscoa de Cristo: o evangelho de João apresenta uma progressiva proclamação do mistério de Jesus que caminha em direção a sua hora. Nos domingos do ciclo C, a liturgia nos apresenta uma profunda catequese sobre a reconciliação.

O tempo da Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Você pode receber a revista O MÍLITE em sua casa e colaborar com a nossa obra de evangelização realizando uma doação mensal. Preencha o formulário


Fonte: Revista O MÍLITE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Mílite, em O Mílite

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.