“Concedeis aos cristãos esperar com alegria a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais...”
(cf. Prefácio da Quaresma, I)
A palavra Quaresma vem do latim quadragesima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa mais importante da nossa fé, a Ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no Domingo de Páscoa.
A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa que nos convida a uma profunda reflexão e corajosa conversão, mudança radical de vida para retomar a estrada justa. É pausa para refazer as forças e purificar a vida com a oração sincera, com o jejum sereno e a solidariedade restauradora.
Os cristãos, com a intenção de saborear a grandeza da festa da Páscoa, mais ou menos uns 200 anos depois da morte de Jesus, introduziram o costume de precedê-la por três dias de preparação, com oração, meditação e jejum, numa espécie de luto pela morte de Cristo. Mais tarde, por volta do ano 350 d.C., percebendo que três dias eram poucos, aumentaram para 40 dias.
Para o desenvolvimento da Quaresma contribuíram a celebração de reconciliação dos penitentes, que acontecia na manhã da quinta-feira santa, 40 dias após o início de sua preparação, e a instituição do catecumenato como preparação dos iluminados para o batismo (cf. Augé, Matias, Liturgia – História, celebração, teologia e espiritualidade, p. 311).
Na Quaresma, a liturgia da palavra oferece a possibilidade de três itinerários diferentes, mas que se completam. Nos domingos do ciclo A, somos convidados a reviver o mistério do batismo: as leituras falam de água, luz, fé, cegueira, unção com óleo, renúncia ao pecado, e da vitória de Cristo sobre a morte. A temática do ciclo B nos convida para a páscoa de Cristo: o evangelho de João apresenta uma progressiva proclamação do mistério de Jesus que caminha em direção a sua hora. Nos domingos do ciclo C, a liturgia nos apresenta uma profunda catequese sobre a reconciliação.
O tempo da Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
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Fonte: Revista O MÍLITE
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