Por Gabriel Queiroz Em Fica a Dica

Uma festa junina diferente

Nem só de fogueira se vive um festa junina




A cultura brasileira é muito rica e isso não é somente por causa do carnaval. Nas festas juninas, temos contato com diversos elementos originalmente nossos, como é o caso do bumba meu boi ou boi bumbá. Essa dança folclórica surgiu em Pernambuco e gira em torno de uma lenda popular sobre a morte e a ressurreição de um boi.

Cada região tem a sua leitura desta festa, mas a mais famosa delas fica no Maranhão. A comemoração atrai famílias locais e turistas de todo o Brasil para a cidade de São Luís que se enfeita toda para receber tanta gente.

Não tem como falar sobre bumba meu boi sem citar o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Lá, os bois Caprichoso e Garantido desfilam, tem torcidas enormes e disputam títulos todo ano. Os parâmetros de julgamento se assemelham ao do carnaval do eixo SP-RJ e, diz a lenda, que não é você que escolhe seu boi, assim como quem escolhe um time de futebol. Quem já foi para festa garante que o coração bate mais forte quando o boi que te escolheu entra no "bumbódromo".

O nosso espaço é limitado, mas daria para fazer uma revista inteira somente sobre isso. Aproveite para  pesquisar sobre este tipo de festejo tão tradicional. Estudar sobre a cultura brasileira é entender um pouco mais da nossa história! 

Leia MaisIngrediente secretoPasseio pela BolíviaSementes que germinaramFruto da benignidadeBaixe a Revista O Mílite de junho e veja outros conteúdos para as crianças, como atividades e textos de espiritualidade cristã.

Você pode também receber em sua casa a revista impressa. Assim, seu pequeno mílite poderá aproveitar esse material que permite a interação das crianças pintando, recortando e colando os adesivos, além dos passatempos e história em quadrinhos.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Queiroz, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.