Meu Planetinha

Passeio pela Bolívia

Vamos fazer um tour pela Bolívia que também faz parte da Pan-amazônia. Está preparado? Vamos lá!

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

16 MAI 2020 - 00H00 (Atualizada em 12 JAN 2021 - 17H53)




Vamos fazer um tour pela Bolívia que também faz parte da Pan-amazônia. Está preparado? Vamos lá!

Formada por 36 nações e povos indígenas, todos com seus idiomas, além do espanhol. Por isso, o nome oficial do país é Estado Plurinacional da Bolívia.

As línguas nativas mais faladas são o quechua, o aimará e o guarani. O nome do país é uma homenagem ao militar venezuelano, Simón Bolívar, que lutou pela independência da Bolívia e de outros países da América do Sul. Sucre e La Paz são as duas capitais do país. La Paz é considerada a capital mais alta do mundo e foi a primeira cidade da América do Sul a ter energia elétrica, gerada a parir do esterco de lhama. As roupas coloridas e os acessórios, como chapéus, podem identificar a etnia ou o lugar de origem de um boliviano.

Leia MaisBem-vindo ao Peru!ColômbiaPedacinho da Europa na América do Sul Conhece o Suriname?

Já pensou numa cidade imensa feita de sal? Pois é. Na Bolívia, está o maior deserto de sal do mundo.

Ele fica na cidade de Uyuni. Dentro do salar, há hotéis construídos de sal, com móveis feitos de sal, inclusive as camas. No deserto de sal, há uma ilha chamada Ilha do Peixe. Ela é cercada por uma porção de terra de sal. Há também cactos com mais de 10 metros de altura. 

Salsichas com batatas = Salchipapas

Um dos pratos típicos da Bolívia é o Salchipapas. É uma boa pedida pra quem ama salsicha e batata. Se fosse no Brasil, o prato se chamaria Salsibatatas. É um prato simples que cabe no bolso por ter um preço acessível. Vale para petiscar a qualquer hora.

Que tal um ensopado?

Locro Carretero é um outro prato muito comum na Bolívia. O nome locro significa ensopado no idioma quechua. A receita leva charque, cebolinha, arroz e mandioca. Também existe o Locro de Gallina, que basicamente troca a carne seca por carne de frango.

Pamonha da Bolívia

A pamonha é uma receita feita de milho muito comum aqui no Brasil. Lá na Bolívia também há pamonhas, a receita pode ser feita com um milho esbranquiçado, conhecido como maíz e se chama Humintas. Há delas doces e salgadas. Hum, Hum... Deu até vontade de  experimentar.

Nossa Senhora de Copacabana 

Na Bolívia, há uma cidade chamada Copacabana e ela existe bem antes do famoso bairro do Rio de Janeiro, ouviu? Copacabana fica na margem do lago Titicaca e abriga a imagem da Virgem Maria, padroeira do país na igreja de Nossa Senhora de Copacabana.

No século XIX, comerciantes espanhóis levaram uma réplica da imagem para o Rio de Janeiro, onde foi construída uma capela que deu origem ao famoso bairro Copacabana.


Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.