Vamos fazer um tour pela Bolívia que também faz parte da Pan-amazônia. Está preparado? Vamos lá!
Formada por 36 nações e povos indígenas, todos com seus idiomas, além do espanhol. Por isso, o nome oficial do país é Estado Plurinacional da Bolívia.
As línguas nativas mais faladas são o quechua, o aimará e o guarani. O nome do país é uma homenagem ao militar venezuelano, Simón Bolívar, que lutou pela independência da Bolívia e de outros países da América do Sul. Sucre e La Paz são as duas capitais do país. La Paz é considerada a capital mais alta do mundo e foi a primeira cidade da América do Sul a ter energia elétrica, gerada a parir do esterco de lhama. As roupas coloridas e os acessórios, como chapéus, podem identificar a etnia ou o lugar de origem de um boliviano.
Leia MaisBem-vindo ao Peru!ColômbiaPedacinho da Europa na América do Sul Conhece o Suriname?
Já pensou numa cidade imensa feita de sal? Pois é. Na Bolívia, está o maior deserto de sal do mundo.
Ele fica na cidade de Uyuni. Dentro do salar, há hotéis construídos de sal, com móveis feitos de sal, inclusive as camas. No deserto de sal, há uma ilha chamada Ilha do Peixe. Ela é cercada por uma porção de terra de sal. Há também cactos com mais de 10 metros de altura.
Um dos pratos típicos da Bolívia é o Salchipapas. É uma boa pedida pra quem ama salsicha e batata. Se fosse no Brasil, o prato se chamaria Salsibatatas. É um prato simples que cabe no bolso por ter um preço acessível. Vale para petiscar a qualquer hora.
Locro Carretero é um outro prato muito comum na Bolívia. O nome locro significa ensopado no idioma quechua. A receita leva charque, cebolinha, arroz e mandioca. Também existe o Locro de Gallina, que basicamente troca a carne seca por carne de frango.
A pamonha é uma receita feita de milho muito comum aqui no Brasil. Lá na Bolívia também há pamonhas, a receita pode ser feita com um milho esbranquiçado, conhecido como maíz e se chama Humintas. Há delas doces e salgadas. Hum, Hum... Deu até vontade de experimentar.
Na Bolívia, há uma cidade chamada Copacabana e ela existe bem antes do famoso bairro do Rio de Janeiro, ouviu? Copacabana fica na margem do lago Titicaca e abriga a imagem da Virgem Maria, padroeira do país na igreja de Nossa Senhora de Copacabana.
No século XIX, comerciantes espanhóis levaram uma réplica da imagem para o Rio de Janeiro, onde foi construída uma capela que deu origem ao famoso bairro Copacabana.
Jesus está vivo: Feliz Páscoa!
Revista O Pequeno Mílite na Páscoa. Acompanhe!!
O Segredo do Tríduo Pascal: A História Mais Bonita do Mundo!
A revista O Pequeno Mílite traz tudo sobre o Tríduo Pascal. Acompanhe!!
As plantinhas são nossas amigas
Existem muitos tipos de plantinas no mundo. Algumas servem de casa para alguns bichinhos e outras podem nos ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e saudável. Acesse e confira!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.