Por Túlia Savela Em Meu Planetinha

Bem-vindo ao Peru!

Conheça curiosidades sobre o Peru, um dos países onde existe a Floresta Amazônica, formando a Pan-Amazônia


O Peru é um dos países da Pan-Amazônia


Por Paulo Teixeira, jornalista

Ainda seguindo nossa série sobre os países da Pan-amazônia, vamos conhecer o Peru. País que tem muitas curiosidades para nos mostrar e está localizado na América do Sul, abrigando uma parte da Floresta Amazônica, característica que proporciona diversos recursos naturais. Os maiores rios do Peru são o Ucayali, o Marañón, o Putumayo, o Yavarí, o Huallaga, o Urubamba, o Mantaro e o Amazonas. Seu litoral, a oeste, é banhado pelo Oceano Pacífico.

A população peruana de 32 milhões de habitantes é de origem indígena, europeia, africana e asiática. O idioma nacional oficial é o castelhano. As principais atividades econômicas incluem agricultura, pesca, exploração mineral e artesanato.

Terra dos incas

Machu Pichu é um dos pontos turísticos mais importantes do Peru. Conhecida como Cidade perdida dos Incas, Machu Pichu está localizada numa montanha a 2.400 metros de altura e só foi descoberta em 1911. A cidade é considerada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Arco-íris de milho

Sabe aquela espiga de milho amarelinha que temos aqui no Brasil? Esqueça! No Peru, existe uma extensa variedade de milho, mais de 50 espécies desse cereal, com cores e tamanhos diversificados: vermelho, roxo, malhado, pequenos e gordinhos, compridos e finos e até com grãos gigantes ou pontudos!

Leia MaisColômbiaPedacinho da Europa na América do Sul Conhece o Suriname?Um Brasil e muitos invernos

Ouro peruano

O País é o sexto colocado como grande produtor do ouro. Geralmente, o metal é encontrado no topo das montanhas, o que dificulta a sua retirada. Ainda assim, o Peru possui em torno de 150 mil quilogramas de ouro.

Futebol

O futebol é um esporte muito especial no Peru. A seleção peruana disputou cinco Copas do Mundo, venceu duas Copas da América, e os times mais populares do país são: Universitário e Alianza Lima.

Comidas típicas

A comida típica dos peruanos é bem específica. Um dos principais pratos do País é o ceviche, que inclui fatias de peixe cru, limão, pimenta e cebola. Outro cardápio muito comum lá é o lomo saltado que é preparado com carnes misturadas com tomate e cebola feitos numa frigideira, uma combinação que inclui arroz e batatas fritas. Deu até água na boca, não é? 

Mascote nacional

Um animal bem fofinho, mas nem sempre calminho, é o símbolo do Peru: a Lhama. O mamífero vive nas montanhas, e, quando calmo parece até um bichinho de pelúcia, mas, se estiver irritado é melhor nem chegar perto.

Confira o emocionante vídeo preparado pela Arquidiocese de Lima, no Peru, por ocasião da Semana Santa de 2020:

Opte pelo débito automático e torne-se um colaborador fiel à evangelização:

Clique aqui e fale com a MI pelo WhatsApp

Para uma doação avulsa online agora:

Doe agora

Renove sua consagração à Mãezinha e receba a bênção do sacerdote:

Consagração a Nossa Senhora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.