Por O Pequeno Mílite Em Meu Planetinha

Dia do Pantanal

Neste mês celebramos o Dia do Pantanal, Bioma presente no Brasil e também no Paraguai e Bolívia. Conheça mais sobre ela aqui

Divulgação
Divulgação


No dia 12 de novembro comemoramos o Dia do Pantanal. Este bioma brasileiro está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também em pequenas partes do Paraguai e da Bolívia. Imagine um lugar plano como um campo de futebol. Agora imagine uma chuva bem forte que alaga tudo. O Pantanal é mais ou menos assim.

O Rio Paraguai nasce no planalto do Mato Grosso e recebe muitas chuvas de outubro até abril. Quando passa pela região plana, a água alaga tudo e vai escorrendo bem devagar, leva quatro meses para esvaziar. Quando a água baixa, de maio a setembro, os rios voltam ao curso e surgem bancos de areia, lagoas chamadas de corixo, e campos com grama verde e fresca.

No Pantanal vivem diversos grupos indígenas como Guaicuru, Guatós, Guarani Kaiowá, Guarani Ñdeva, Bororó e Terena. Vivem de pequenos cultivos e da pesca. Espanhóis e portugueses chegaram à região no século XVI em busca de ouro. No último século se estabeleceram muitos criadores de gado na região. Quando a água baixa os animais podem pastar grama fresca; quando a água sobe, os famosos boiadeiros levam os rebanhos para locais mais altos.

No Pantanal vivem aves bem grandes como o Tucano, o Tuiuiú e as araras de diversas cores; vivem também animais como capivaras, onças e tamanduás. Nos rios, além de muitos peixes, tem jacarés, sucuris e ariranhas. Nessa região tem árvores pequenas e retorcidas, mas também as grandes e coloridas como o Ipê.

Manoel de Barros, um poeta do Pantanal, nos deixou belíssimas poesias sobre a natureza, como essa intitulada "Um bem-te-vi"

O leve e macio raio de sol se põe no rio.

Faz arrebol…

Da árvore evola amarelo, do alto bem-te-vi-cartola e, de um salto pousa envergado no bebedouro a banhar seu louro pelo enramado…

De arrepio, na cerca já se abriu, e seca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.