Meu Planetinha

Uma só Terra para cuidarmos

No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A semana que antecede é dedicada as atividades nas escolas e associações com o intuito de alertar para os danos da degradação ambiental

Escrito por O Pequeno Mílite

05 JUN 2022 - 00H00 (Atualizada em 06 JUN 2022 - 17H14)

Divulgação

Há 50 anos uma conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Naquela ocasião o tema da conferência foi: Uma só terra.

Agora, esse tema retorna com novas reflexões sobre a necessidade de cuidarmos do ambiente em que vivemos e que não há outro para substituí-lo. O mundo está passando por uma grave crise de saúde com a pandemia do Covid-19; as mudanças climáticas também geram grandes crises prejudicando plantações e destruindo casas devido a eventos extremos; e agrava esse cenário a poluição das águas e do ar, que traz prejuízos à saúde e à natureza.

É necessário que todos se comprometam com o cuidado do meio ambiente. Seja em casa, na escola ou na igreja, é importante promover ações que sensibilizem para o cuidado do ambiente, e também traçar metas para viver e se relacionar melhor.

Por exemplo, em casa, talvez nem todo mundo se adapte logo para separar o lixo para a reciclagem. Mas se a família se propuser em um ano, por exemplo, estar separando o lixo, já é um propósito com uma meta. É necessário também investimento na redução de resíduos e na conservação do meio ambiente.

Os governos devem fazer grandes coisas, mas nós podemos fazer pequenas coisas com muito significado. Por exemplo, existem paróquias com jardins floridos e bem cuidados, talvez as crianças da catequese possam também fazer parte desse jardim, afinal, elas são as flores da comunidade, que desabrocham.

As crianças podem aprender com o jardineiro, plantar sementinhas, pôr as mãos na terra e valorizar aquele espaço verde que, por menor que seja, é da comunidade e a embeleza. As paróquias que não têm jardim, podem criar até mesmo um pequeno canteiro ou uma jardineira para que as crianças reflitam sobre a dimensão do cuidado com a casa comum que é a terra.

Temos uma só Terra em que todos devemos conviver bem, sem prejudicar a natureza, nem as pessoas, e cultivando coisas boas para o próprio futuro e para as gerações que virão.

Fonte: Pequeno Milite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.