Por Everenice Schiavon Ara Em Sede Santos Atualizada em 11 JUL 2020 - 11H51

Padroeiro da Europa

O santo que vamos conhecer nesta edição é conhecido em todo o mundo por ter sido um homem de muita oração, que abandonou todos os seus bens para seguir os passos de Jesus



O santo que vamos conhecer nesta edição é conhecido em todo o mundo por ter sido um homem de muita oração, que abandonou todos os seus bens para seguir os passos de Jesus.

O nome dele é Bento e ele nasceu na cidade de Núrsia, na Itália. Quando ele era jovem, decidiu abandonar todos os seus projetos humanos para viver nas montanhas.

Se tornou monge e viveu isolado por três anos, rezando e meditando a Palavra de Deus.

Com o passar dos anos, sua atitude atraiu outros religiosos que decidiram seguir o caminho cristão com Bento. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

Foi a partir desse gesto que Bento fundou uma das ordens mais conhecidas do mundo, a Ordem de São Bento, chamada popularmente de Beneditinos. Criou a Regra de São Bento, um dos mais importantes métodos e regulamentos para a boa convivência em comunidade.

O método foi tão importante que se tornou inspiração para muitas congregações e ordens religiosas.

São Bento também tinha uma irmã gêmea. Ela também tornou-se santa. Seu nome era Escolástica. Antes de São Bento fundar a ordem dos Beneditinos, ela fundou a congregação das irmãs Beneditinas. Os dois irmãos optaram por viver uma vida religiosa, consagrando-se totalmente a Deus.

Em 1964, o Papa Paulo VI deu a São Bento o título de padroeiro da Europa, sendo assim venerado por católicos romanos, ortodoxos e anglicanos. O Papa Emérito Bento XVI tem São Bento como seu protetor e patrono, e, por isso, escolheu nome ao ser eleito pontífice da Igreja, como sucessor de São Pedro.

É muito popular também a Medalha de São Bento. Ela é um objeto sagrado muito utilizado pelos Beneditinos e por católicos devotos. É um objeto que foi aprovado pela Igreja e se refere ao poder da Santa Cruz que nos salvou.

Nela também está escrita a oração de São Bento, capaz de afastar todo o mal.

O uso da Medalha de São Bento nos recorda a intercessão deste grande santo.

Leia MaisViva nossos santos juninos!Sementes que germinaramTestemunha da RessurreiçãoUma vida doada a DeusA sua festa litúrgica é celebrada em 11 de julho, data em que aconteceu a transladação das suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França.

Baixe a Revista O Pequeno Mílite e garanta mais textos de espiritualidade cristã para as suas crianças: filhos, afilhados, enteados, sobrinhos e catequizandos!

Participe da Campanha Amigo de Deus e homenageie conosco o nosso querido Frei Sebastião, por ocasião do Dia do Amigo que é também o dia do aniversário natalício do frade guardião do carisma da Milícia da Imaculada.

Fonte: Revista O Pequeno Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everenice Schiavon Ara, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.