Vamos conhecer João Yepes que se tornou o grande São João da Cruz. Ele nasceu na Espanha em 1542.
O seu pai se chamava Gonzalo que era de uma família muito rica. A sua mãe chamava-se Catarina e era uma jovem simples e de família humilde. Apesar da família do pai ser rica, Gonzalo e Catarina viveram na simplicidade, exercendo a profissão de tecelões.
Gonzalo morreu quando João ainda era criança. Catarina teve que trabalhar muito para criar João e também os seus outros dois filhos: Francisco e Luís.
Apesar das dificuldades financeiras, João conseguiu se formar em Ciências Humanas num colégio da ordem jesuíta.
Devido a essa formação religiosa, o jovem, com apenas 21 anos, sentiu uma vontade muito grande de ser um sacerdote. Foi, então, fazer uma experiência vocacional na ordem religiosa Carmelita.
Durante este período João também exercia a profissão de enfermeiro nos hospitais, visitando e cuidando com carinho das pessoas. Além disso, estudou Artes e Teologia.
Aos 25 anos ele foi ordenado sacerdote e adotou o nome de João da Cruz. Como sacerdote e uma pessoa muito inteligente, João da Cruz foi convidado por Teresa de Ávila, que no futuro também seria canonizada, para realizar o trabalho de renovar regras, princípios e disciplina nos conventos carmelitas masculinos. Por esse trabalho ele não foi compreendido na época e acabou sendo preso e sofrendo muitas perseguições.
Foi assim que esse santo experimentou a cruz de Cristo como um meio da sua santificação. São João da Cruz faleceu aos 49 anos de idade após uma grande enfermidade. Ele foi canonizado em 1726 e o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja em 1926.
São João da Cruz, rogai por nós!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.