O programa ‘A Igreja no Rádio’ veiculado diariamente na Rádio Imaculada, oferece os melhores editoriais para que você comece o seu dia em sintonia com o Céu e pronto a semear o Reino de Deus aqui na Terra.
Acompanhe o editorial deste dia 15 de janeiro com Pe. Attílio Hartmann, jesuíta, jornalista, Diretor da Livraria e Editora Padre Reus e do Jornal Solidário, em Porto Alegre (RS).
“Um abraço amigo pra você... um carinhoso abraço pra todos vocês, gente amiga e querida. O Papa Francisco continua, no novo ano, fornecendo matéria para nossos editoriais.
Hoje trago a vocês a primeira homilia deste ano, quando o papa retomou as linhas fundamentais do seu pontificado. Estas linhas estão bem definidas na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’. Na homilia, ele pediu renovação, unidade e confiança na Igreja. Disse o papa: ‘a vida sem surpresa se torna cinza, rotineira. O mesmo acontece com a fé. Também a Igreja precisa renovar a surpresa de ser morada de Deus vivo, esposa do Senhor, mãe que gera filhos. Do contrário, ela corre o risco de ficar parecida com um bonito museu do passado. Que Maria leve à Igreja a atmosfera de uma família, de uma casa habitada pelo Deus da novidade. Vamos acolher com surpresa o mistério da Mãe de Deus.
Que a Virgem nos faça dar frutos na Igreja, onde unidade conta mais que diversidade e nos exorta a cuidarmos uns dos outros.
O olhar de Maria nos recorda que, para a fé, é essencial a ternura, que combate a tibieza, a mesmice”.
E, parafraseando o pensador polonês Zygmunt Bauman, o papa completou: “Na vida fragmentada de hoje, onde corremos o risco de perder o fio da meada, o abraço da Mãe é essencial”, disse ele, retomando o conceito do “amor líquido”.
“Há muita dispersão e solidão ao nosso redor, o mundo está totalmente conectado, mas parece cada vez mais desunido. Necessitamos confiar nossa vida à Mãe”, concluiu o papa.
Gente amiga, não sei se vocês também têm esta sensação ou experiência da qual fala o papa. Eu sinto todo o dia que há, de fato, muita divisão, muita desunião; nas famílias, o que é o mais doloroso, nas comunidades, na sociedade. Nem vou falar da divisão que há entre os políticos, entre os poderes. Precisamos todos, olhando para a mãe Maria, recuperar a ternura, o carinho, o perdão, o amor em nossas relações familiares, comunitárias e sociais. De minha parte, estou assumindo. E assino e assumo.”
Confira este editorial:
O Programa "A Igreja no Rádio" vai ao ar em duas edições diárias. A primeira edição ocorre das 0h às 5h, e a segunda, das 20h às 0h.
Com apresentação de Robson Cardoso e Leandro Barsan, e produção de Rose Almeida, Angela Donadelli e Débora Batista, você encontra notícias, entrevistas e conteúdos de espiritualidade todos os dias no seu rádio. Acompanhe pelo aplicativo Milícia da Imaculada ou aqui pelo site em Rádio Ao Vivo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.