Responsáveis pela maior terra indígena em extensão territorial no Brasil, os povos Yanomani voltaram a ganhar destaque no noticiário nos últimos dias devido a um triste contexto: graves casos de desnutrição e malária espalhados pela comunidade, que vive entre os estados do Amazonas e de Roraima.
Os Yanomami passam por uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis nos últimos anos. A terra indígena sofre com a invasão de garimpeiros, que têm causado desorganização social e gerado problemas de segurança, dificultando ainda o acesso de equipes de saúde às regiões em que há doentes, de acordo com o governo federal.
Durante quase seis anos, de 2016 a 2022, o atual arcebispo de Cuiabá (MT) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, foi o bispo da diocese de Roraima (RR). O jornalista Paulo Teixeira conversou com dom Mário sobre a realidade dos Yanomami. Acompanhe!!
O POVO YANOMAMI
Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas relativamente isolados da América do Sul. Eles vivem nas florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela.
Como a maioria dos povos indígenas do continente, os Yanomami provavelmente migraram pelo Estreito de Bering entre a Ásia e a América cerca de 15.000 anos atrás, seguindo lentamente para a América do Sul. Hoje, sua população total é de cerca de 38.000 indígenas.
Com mais de 9,6 milhões de hectares, o território Yanomami no Brasil é o dobro do tamanho da Suíça. Na Venezuela, os Yanomami vivem na Reserva da Biosfera Alto Orinoco-Casiquiare, de 8,2 milhões de hectares. Juntas, essas regiões formam o maior território indígena coberto por floresta de todo o mundo.
Os Yanomami primeiramente entraram em contato direto com invasores na década de 1940 quando o governo brasileiro enviou equipes para delimitar a fronteira com a Venezuela.
Logo depois, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) do governo e grupos religiosos missionários se estabeleceram no território Yanomami. Este fluxo de pessoas levou às primeiras epidemias de sarampo e gripe, resultando na morte de muitos Yanomami.
No início dos anos 70, o governo militar decidiu construir uma estrada cortando a Amazônia ao longo da fronteira norte. Sem aviso prévio, tratores percorreram a comunidade Yanomami de Opiktheri. Duas aldeias inteiras desapareceram em decorrência das doenças trazidas pelos invasores.
Os Yanomami continuam a sofrer com os impactos devastadores e duradouros da estrada que trouxe colonos, doenças e o álcool. Hoje, os fazendeiros de gado e os colonos usam a estrada como um ponto de acesso para invadir e desmatar a terra Yanomami.
O Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado, às 7h30 na Rádio Imaculada.
Um prato árabe no Receita de Família desta semana
No Receita de Família desta semana você confere uma dica de culinária árabe sugerida pelo locutor Denis Santos. Acesse e confira!
Uma receita tradicional deste periodo de festas
O quadro Receita de Família, do programa Bom Dia Amigos! desta semana, traz a receita de rabanada. Confira!
Presépio: conheça a história dessa tradição de Natal
Nathalia Silva, do Projeto Família Consagrada, é a convidada do Igreja em Pauta de hoje (20/12). No tema, um dos símbolos do Natal: o Presépio!!!! Acompanhe!!!!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.