Conhecida como “a santa dos pobres mais pobres”, Inês Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopja, capital da atual república da Macedônia. Aos 21 anos, mudando seu nome para Teresa, ingressou em um Convento de Calcutá. Onze anos mais tarde deixaria o mesmo e começaria a trabalhar nos bairros mais pobres da cidade, vindo a fundar em 1946, a Congregação das Missionárias da Caridade.
Seu papel em favor dos mais necessitados rendeu a Madre Teresa o Prêmio Nobel da Paz e o reconhecimento de seu trabalho no mundo.
Sua santidade inspira até hoje autores e diretores que no longo dos anos realizaram filmes que contam a história dessa grande Santa.
Um dos filmes mais antigos sobre a vida de Madre Teresa, pode ser visto gratuitamente no Youtube
2023
Um filme entrelaça a vida de duas mulheres que enfrentam dúvidas sobre si mesmas, mas, no final, ambas enfrentam o desafio de suas vocações, apesar de suas lutas pessoais.
“Madre Teresa e eu” conta a história de Kavita, uma jovem que se vê diante de uma gravidez inesperada. Lutando entre fazer ou não um aborto, ela retorna à sua cidade natal, na Índia, onde sua babá, agora muito idosa, conta a história dos primeiros dias de Madre Teresa trabalhando nas ruas de Calcutá. Ao saber como Madre Teresa enfrentou muitas dúvidas depois de não conseguir mais ouvir a voz de Jesus, Kavita se inspira.
O filme estreou em um evento especial em Nova York, na terça-feira, 5, Dia Internacional da Caridade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o aniversário do falecimento de Santa Teresa de Calcutá. Em 5 de outubro, o filme será lançado em 800 cinemas nos Estados Unidos.
Thierry Cagianut, produtor executivo do filme, afirmou que “Madre Teresa e eu” é uma tentativa de inspirar pessoas ao redor do mundo a seguirem o exemplo de Santa Teresa e, mediante pequenos atos de bondade, criarem um mundo melhor”.
Ele explicou que os cineastas decidiram assumir a difícil tarefa de mostrar o momento da vida de Madre Teresa em que ela passou por trevas e uma crise espiritual semelhante à que viveram santos como João da Cruz e Teresa d’Ávila.
“Quando você vê a luta que ela enfrentou e como perseverou, ela se torna muito mais humana, porque também é uma mulher com muito sofrimento e isso a torna identificável”, explicou Cagianut.
Da mesma forma que Kavita é mudada para sempre por Madre Teresa, Cagianut espera que o público tenha a mesma experiência.
“Esperamos que as pessoas que assistam ao filme sejam afetadas por Madre Teresa e descubram que também deveriam fazer pequenos atos de bondade e ser mais compassivas, ter olhos mais abertos e voltados para o próximo”, disse ele.
O filme foi inteiramente financiado por doações, permitindo que todos os rendimentos fossem distribuídos aos pobres, em vez de ter que pagar os custos pendentes com o dinheiro gerado pela venda de ingressos.
“A partir do primeiro dólar, basicamente o dinheiro proveniente da venda de ingressos pode ir para os pobres”, disse Cagianut.
Ele espera que o filme chegue aos “Kavitas do mundo” e que eles fiquem “comovidos” depois de assistir ao filme, acrescentando que o fizeram esperando que as pessoas percebam que “você não precisa começar uma fundação e dar toneladas de dinheiro. Na maioria das vezes, pequenos gestos, um pouco de tempo, a atenção que você dá a alguém… isso faz o mundo melhor”, concluiu.
Outro filme interessante é Madre Teresa de Calcutà, presente no Amazon Prime
O filme conta a história de Agnes é uma deficiente auditiva nascida em uma família rica, mas que quer ajudar aos pobres como a Madre Teresa de Calcutá.
Madre Teresa de Calcutá
A vida de Madre Teresa foi retratada em 2003 em minissérie de televisão italiana Madre Teresa, estrelada por Olivia Hussey como Madre Teresa. Posteriormente, foi lançado internacionalmente como um filme de televisão Madre Teresa de Calcutá e recebeu o Prêmio Camie em 2007.
O filme, de 2014 é uma história contada através de cartas pessoais que Madre Teresa escreveu ao longo dos últimos 40 anos de sua vida.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.