Nesta quinta-feira, 11 de abril, os bispos do Brasil reunidos em Assembleia Geral no Santuário Nacional de Aparecida seguem em retiro durante todo o dia. O pregador do retiro é o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que também presidiu a Santa Missa que deu início ao segundo dia de Retiro do episcopado brasileiro.
Em sua homilia o Cardeal Parolin falou do amor do evangelista João demonstrado em suas palavras descritas no Evangelho e destacou a necessidade da busca da humildade: “Neste templo que reflete o esplendor da fé do povo brasileiro, as palavras do evangelho de hoje iluminam a nossa consciência sobre a obra de Deus e o nosso compromisso para os próximos dias da Assembleia Geral. As primeiras palavras de João Batista têm o objetivo de libertar seus discípulos da vanglória. Para nos libertar também de todos os sonhos de vanglória. A vanglória destrói a alma daquele que a cultiva, assim como o cupim corrói a madeira e a ferrugem corrói o ferro. São João Batista sabe que a vanglória é um defeito obstinado que nem mesmo com sua absoluta sobriedade devida e seus ensinamentos, consegue domá-la nos seus discípulos”, afirmou.
A Milícia da Imaculada, Associação Internacional de Direito Pontifício, estava representada na Santa Missa na pessoa do Frade Menor Conventual, Frei Diogo Luís Fuitem, que estava entre os concelebrantes juntos ao Cardeal Parolin. O frade falou da alegria de estar presente entre os bispos e o representante do Papa: “Realmente foi um momento muito especial que a gente viveu nesta celebração presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, vindo de Roma para participar deste encontro e pregar o retiro dos bispos. Ele é o Secretário de Estado do Vaticano, que podemos dizer, é o braço direito do Papa Francisco. E foi um momento para que cada um de nós, bispos, sacerdotes, freis e milites também, para que nos sintamos envolvidos nesta fé ardente, firme perseverança e ao mesmo tempo também Vitória nos combates, nas dificuldades da nossa vida, que a Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, proteja a todos e nos conceda uma grande caminhada em nossa vida e aos bispos também uma caminhada frutuosa de Assembleia Geral”, disse.
A Assembleia Geral do Episcopado brasileiro propicia também momentos de fraternidade. Entre os bispos que participam da Assembleia Geral há muitos franciscanos, assim como frei Diogo. Após a Santa Missa, um encontro de frades na Casa da Mãe Aparecida: Dom João Mamede, Frei Diogo e Frei Pacífico Alves, ambos frades Menores Conventuais, tiveram um momento de partilha e descontração.
Entre as atividades do retiro que será concluído no fim da tarde desta quinta-feira, com a Oração das Vésperas, os bispos participam também de uma Celebração Penitencial. Na quarta-feira, dia 10 de abril, data de início do retiro, a Assessoria de Comunicação da CNBB convidou as comunidades e paróquias de todo o país a promoverem momentos de oração pelos bispos reunidos na 61ª Assembleia Geral da CNBB e a compartilharem nas redes sociais usando a hashtag #EuRezoPelaAssembleiaDosBispos.
Milícia da Imaculada avança para águas mais profundas
Equipe de divulgação de São Bernardo do Campo realiza divulgação na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde recentemente teve início a retransmissão da programação da TV no canal aberto 15.1 UHF.
Fiéis se unem em oração em frente ao hospital Gemelli
Tu és sacerdote eternamente
Frei Gustavo Jonas OFM Conv. recebeu pela imposição das mãos de Dom Pedro Luiz Stringhini o sacramento da Ordem, tornando-se sacerdote
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.