Por Angelica Lima Em Igreja

A importância do Colégio de Cardeais

Nós vamos conhecer uma parte importante da Igreja: o Colégio de cardeais. O Arcebispo Emérito de Maringá, no Paraná, Dom Anuar Battisti, conversou com a gente no programa Igreja em Pauta da Rádio Imaculada e você confere aqui um resumo da entrevista


Divulgação
Divulgação


O que é um cardeal? Qual é a função dele na Igreja?

A Igreja é muito rica de dons, de gente trabalhando. A riqueza mesmo, material, ela não tem muito. Os cardeais são uma riqueza da nossa Igreja. São bispos ou arcebispos, ou até mesmo padres, que o Papa escolhe de livre e espontânea vontade. Não é eleição, não tem escolha, nem prova de títulos, são colaboradores que o Papa mesmo escolhe. O Papa chama essas pessoas para o “Senado do Papa” que vai ajudá-lo a tomar decisões e encaminhamentos em momentos em que sente necessidade. Qual é a diferença entre cardeal e bispo? A diferença está em ter uma função a mais. Todos os bispos e arcebispos são escolhidos para serem pastores da Igreja. Inclusive o Papa é bispo de Roma. Ele é eleito pelos cardeais. Nós bispos não votamos para escolher o Papa.

O que é um consistório? Ele acontece todo ano?

Consistório em latim significa reunião geral. O Papa realiza, quando vê necessidade, consistórios reservados ou públicos. Durante essas reuniões os novos cardeais recebem o anel, as vestimentas e o barrete, que caracterizam esse serviço à Igreja.

Nós podemos reconhecer os cardeais porque são caracterizados pela cor vermelha. Por que?

A cor é chamada púrpura, ela simboliza o sangue, a doação e a entrega. Não é honra, não é título para sentir-se maior do que os outros, mas é uma honra dada para servir à Igreja. Por isso cada cardeal escolhido não vai morar em Roma. Cada um fica no seu cantinho, na sua diocese, cuidando do seu pastoreio e do seu rebanho. Estão sempre prontos para um trabalho no Vaticano, embora alguns precisem viver lá por causa de atividades específicas.

Quantos cardeais nós temos no Brasil?

Hoje nós estamos com sete cardeais brasileiros. Quatro são eleitores e cinco não eleitores porque já ultrapassaram o limite de idade que é de 80 anos. Os quatro eleitores são Dom Odilo Scherer, de São Paulo; Dom Sérgio da Rocha que é Arcebispo de Salvador, na Bahia; Dom Orani Tempesta do Rio de Janeiro; e Dom João Braz de Aviz que trabalha em Roma na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Depois temos os aposentados, os eméritos, Dom Geraldo Magela, de Salvador, na Bahia; Dom Cláudio Hummes que foi Arcebispo de São Paulo, trabalhou no Vaticano com o Papa Bento XVI, e agora colabora diretamente com as dioceses da Amazônia; e Dom Raymundo Damasceno, de Aparecida, em São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.