Sínodo da Amazônia
Entrevista com Dom Erwin Kräutler, Bispo Prelado Emérito do Xingu
O que é um Sínodo?
O Sínodo é uma assembléia de Bispos convocados para, juntos com o Papa, em Roma, dialogar sobre temas específicos e de especial importância da Igreja. O sínodo pode ser continental, de certos países, e, como desta vez, o sínodo para a Amazônia é um encontro nitidamente especial porque abrange um território que conta com nove países.
É comum o Papa convocar um Sínodo?
Desde o Concílio vaticano II é recorrente que os Papa convoquem sínodos. No ano passado tivemos o sínodo da juventude, antes o sínodo sobre a família que se realizou em duas partes.
Qual motivação levou o Papa Francisco convocar um Sínodo especial pra Amazônia?
O Papa Francisco é latino americano e certamente sabe da problemática da Amazônia. A Amazônia é hoje ameaçada como flora e fauna e também seus povos, mormente os indígenas. O Papa com carinho especial atendeu ao pedido de várias conferências episcopais para convocar um sínodo especial só para a Amazônia.
O senhor é membro da equipe que está elaborando este Sínodo, como estão sendo estes encontros preparatórios?
O Sínodo conta de vários momentos e etapas preparatórias. A primeira é a elaboração de um questionário . O Papa segue o tripé ver-julgar-agir e transformou o ver em escutar e o julgar como discernimento. Isto indica que não será somente uma análise de conjuntura que será apresentada no Sínodo, mas a voz dos povos da Amazônia. O Papa quer que ouçamos o que o povo diz. Estamos realizando este trabalho em todos os quadrantes da Amazônia. Estas respostas para o questionário serão sintetizadas na própria diocese e depois transferidas para o regional, e para a Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) que elabora a temática e os preparativos do Sínodo. Estamos neste momento concluindo este passo e, depois, baseado no que dizem os representantes dos diversos povos, se elabora o instrumento de trabalho que será o texto que nos acompanhará e trará as propostas para as atividades do Sínodo que acontecerá em outubro.
Qual sua expectativa para este Sínodo especial pra Amazônia?
Quando o Papa convocou o Sínodo disse que queria descobrir os novos caminhos para a evangelização com enfoque especial nos indígenas e no cuidado com a casa comum. Oficialmente, a temática e o objetivo são identificar os novos caminhos para a evangelização e para a ecologia integral. Daí a gente deduz as expectativas que nós temos. Claro que haverá discussão em todos os sentidos. Será debatido a situação da Amazônia em termos ecológicos, as ameaças que os povos indígenas estão sofrendo e também a situação do povo nas comunidades. Na Amazônia existem milhares de comunidades e em 90% delas não há a Missa regularmente. Em 70% tem a Missa somente três ou quatro vezes ao ano. Este é um grande desafio! Como podemos negar a Eucaristia a este povo todo? Esse povo sem a Eucaristia e o acompanhamento direto, muito facilmente vai para alguma denominação cristã ou comunidade evangélica. Esta parte para nós é muito importante porque o que realmente importa é o centro de nossa fé, a Eucaristia. Muitas vezes a Eucaristia fica sendo como a coisa do padre e não da comunidade.
Playlist: 6 músicas para ouvir na Semana Santa
Uma famosa frase diz que “quem canta reza duas vezes” e nessa Semana Santa queremos te propor uma seleção de canções que falam sobre este tempo que estamos vivendo e podem servir até para inspirar seus momentos de oração.
Como assim, o dia do chocolate não é na Páscoa?
Não é! O Dia Nacional do Chocolate é comemorado em 28 de outubro; o Dia Mundial é em 7 de julho; e, nos Estados Unidos, em 13 de setembro. Mas o que importa é que ainda estamos no inverno e que um chocolate quente vai bem sempre. Acesse e aprenda a fazer uma receita de chocolate aromatizado com a gente.
Francisco: ecologia integral, necessária para uma profunda conversão interior
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.