As 11.51 (horário de Roma) segunda fumaça preta, na manhã do segundo dia do Conclave para eleger o sucessor de Pedro.
As votações para escolher o novo Papa recomeçaram hoje. Os cardeais eleitores se reuniram às 8 horas no Palácio Apostólico para celebrar a missa e as laudes na Capela Paulina. Em seguida, se retirarão para a Capela Sistina, onde recitarão a Hora Média e depois procederão às duas primeiras votações.
Estão previstas duas fumaças: uma ao final da manhã e outra à noite, ou seja, ao término de ambas as votações da manhã e da tarde. A menos que o novo Papa seja eleito na primeira das duas votações previstas para a manhã e a tarde: nesse caso, a fumaça será antecipada por volta das 10h30, se houver acordo pela manhã, ou por volta das 17h30, caso também seja necessária a primeira votação à tarde.
____________________
07 de maio
O primeiro dia de conclave, nesta quarta-feira (7), terminou sem a escolha do novo papa. Isso não é uma surpresa.
Nunca um papa foi eleito logo na primeira votação.
Os cardeais se reúnem a portas fechadas pela primeira vez no Vaticano para escolher o novo papa após a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, rezada publicamente na Basílica de São Pedro. Apenas uma rodada de votação será realizada nesta quarta. Alguns desses votos do pleito inaugural são simbólicos, oferecidos como gestos de respeito ou amizade antes que a votação mais séria comece no dia seguinte.
Como são necessários dois terços (ou 89) dos votos dos 133 eleitores, a escolha de um papa "de primeira" é altamente improvável.
O primeiro dia, porém, pode apontar os nomes que se sobressaem entre as correntes políticas do Vaticano, impulsionando ou enterrando candidaturas.
A partir de agora, até quatro votações podem ser realizadas por dia. Para esta quinta-feira, a previsão é de que sejam realizadas nos seguintes horários:
5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.
Fontes: G1 e CNN
Conheça a história do primeiro papa agostiniano
Conheça a história do primeiro papa agostiniano.
Há 5 anos, Francisco suplicava Nossa Senhora de Pompéia
Nesta sexta-feira, 8 de maio, será elevada no Santuário de Pompeia, no sul da Itália, uma “intensa oração da Súplica à Rainha do Santo Rosário“, conforme foi recordado pelo Papa Francisco no final da Audiência geral desta quarta-feira, 6.
CNBB divulga mensagem ao Papa Leão XIV
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou em Coletiva de Imprensa nesta quinta-feira, 8 de maio, a “Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a Sua Santidade, o Papa Leão XIV”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.