Por Eduardo Galindo Em Psicologia Atualizada em 27 OUT 2020 - 09H20

Amigo não é psicólogo

É comum desabafarmos com os amigos, que são ótimos ouvintes. Porém, não possuem técnicas necessárias para nos ajudar a lidar como situações complexas.

Pixabay
Pixabay


Quero fazer uma partilha pessoal para compreender os limites da amizade. A minha mãe é uma boa ouvinte e tem amizades com pessoas de diferentes idades. Recentemente, passei a prestar mais atenção no tempo e no conteúdo das conversas, devido ao fato de eu estar em casa realizando os meus atendimentos online.

Percebi que após cada ligação ela estava mais agitada, preocupada e triste; e aconselhei que diminuísse o tempo nas conversas. Ela ficou muito nervosa comigo e disse: “Para de se intrometer nas minhas amizades”. Mas, a cada dia os sintomas de ansiedade e depressão se intensificavam. Olhando aquela situação e preocupado como a saúde dela, fui bem direto: “Vamos procurar ajuda, a senhora está doente”. É comum a pessoa apresentar resistência diante da doença. Para meu alívio, ela compreendeu que precisava de acompanhamento e marcamos psiquiatra, acupuntura e psicoterapia. Em pouco tempo apresentou melhoras, o que me aliviou bastante.

Os amigos são fontes de afeto, atenção e acolhimento, mas não estão preparados para suportar os traumas e os sintomas sem se envolver, e podem adoecer. O psicoterapeuta é diferente de um amigo: é um profissional que recebeu formação técnica para manter a neutralidade, a discrição e o acolhimento para que o paciente se sinta seguro.

O psicoterapeuta também precisa ser acompanhado por outro profissional capacitado para trabalhar as suas próprias emoções e lidar com as dos pacientes; fazer supervisão clínica dos atendimentos que realiza - que é o olhar de um outro profissional auxiliando a direção dos atendimentos – precisa se atualizar e estudar bastante.

Os amigos são joias preciosas dos quais devemos cuidar e querer sempre por perto. O ouro pode se danificar em contato com algumas substâncias, os amigos podem adoecer ao absorver o que não estão preparados para receber. Procurar um profissional para as situações complexas da vida é a melhor escolha, além do apoio da amizade.

Escrito por
Eduardo Galindo (Divulgação)
Eduardo Galindo

Psicólogo Clínico, especialista em Psicoterapia Breve. Suas áreas de atuação são psicoterapia de adultos, grupos e casal, workshop, e assessorias de grupos e palestras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Galindo, em Psicologia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.