Por Núria Coelho Em Saúde Atualizada em 13 OUT 2020 - 15H39

Psicólogos de SP atendem outros profissionais da saúde gratuitamente

Ação busca ajudar os profissionais da linha de frente a lidar com ansiedade gerada pelo momento atual




Psicólogos da cidade de São Paulo estão se voluntariando para atender gratuitamente profissionais da área da saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. Projetos de acompanhamento psicológico por videochamada são respostas a relatos sobre o alto nível de tensão e ansiedade entre as equipes hospitalares.

“Esse serviço de apoio emergencial para profissionais da saúde é essencial, tendo em vista que eles são peças-chave nessa fase de enfrentamento da pandemia”, diz Francisco Carlos Gomes, psicólogo e coordenador do Núcleo de Logoterapia Agirtrês.

De acordo com Gomes, a proposta da Logoterapia é que os profissionais da saúde deixem de pensar neste como um cenário de guerra e passem a enxergar como um momento desafiador para a sociedade e para o lado humano das pessoas. Para isso, a Agirtrês já conta com 25 psicólogos que entraram em contato com a iniciativa pelas redes sociais e se colocaram à disposição para realizar atendimentos.

Além de profissionais da saúde, alguns projetos visam também prestar suporte para os familiares de vítimas do coronavírus, como é o caso do Centro Halo.Leia MaisIsolamento social muda rotina dos casais por conta do coronavírusDia Mundial da Saúde: 11 maneiras para manter a saúde mental na quarentenaDesacelereQuarentena: Editora sugere livros para refletir e rezar em tempos de isolamento social

Segundo uma das profissionais do local, a psicoterapeuta Fátima Braz, as famílias podem ter uma maior dificuldade em vivenciar os estágios de luto quando perdem um parente em meio a uma pandemia. “Na maioria dos óbitos por Covid-19, a doença avança de forma rápida e inesperada, o que torna a perda muito mais impactante e temerosa”, afirma Fátima.

Serviço:

Núcleo de Logoterapia Agirtrês - videochamada

  • - Atendimento de 30 minutos realizado por voluntários.
  • - Profissionais da saúde: para requerer atendimento, basta preencher o formulário disponível em Agirtrês.
  • - Psicólogos: para se voluntariar é necessário experiência em atendimento clínico e conhecimento de Logoterapia.

Centro Halo de Psicoterapia – videochamada

- Atendimento realizado pelas três psicólogas do local: Fátima Braz, Luiza Ramacciotti e Ana Carolina.

- Profissionais da saúde e familiares de vítimas do coronavírus: para requerer atendimento basta entrar em contato com as psicólogas do local.

Centro Halo

Fonte: G1/Globo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.