Viagem

Catedral de Notre Dame, Paris

Paris, viagem de fé

Escrito por Cibele Battistini

29 JUL 2024 - 06H51

Mais de 600 mil brasileiros passam por Paris todo ano, mas com certeza poucos se lembram de que a capital francesa é um importante destino de turismo religioso, cheio de belas e importantes igrejas e corpos de muitos santos.

É em Paris que ficam a famosíssima catedral de Notre Dame (Nossa Senhora), a belíssima Sainte Chapelle (Santa Capela), o santuário Capela da Medalha Milagrosa, a capela de São Vicente de Paulo, a Basílica de Sacré Coeur (Sagrado Coração), a Basílica de Saint Denis e muitas outras igrejas.

São patrimônios do turismo religioso que merecem ser visitadas por sua beleza, por sua relevância histórica, por abrigarem relíquias de grande importância para os cristãos e, muitas vezes, pela conjugação de mais de uma dessas justificativas.

Pode-se chegar com facilidade à maioria absoluta delas graças à excelente rede do metrô de Paris e pela proximidade entre uma e outra, que incentiva a caminhar.

E caminhar em Paris é um programa à parte, instrutivo e divertido mesmo para quem já esteve na cidade antes.

A catedral de Notre Dame de Paris, sempre foi das atrações mais visitadas na cidade. A fica a apenas 350 metros da Sainte Chapelle, ambas na Ile de la Cité, ilha em meio ao famoso rio Sena conectada às atrações da margem direita (Rive Droite) e da margem esquerda (Rive Gauche) por pontes e estações de metrô.

Em 15 de julho de 2019, cinco anos atrás, um incêndio violento se deflagrou na Catedral de Notre-Dame de Paris.  O incêndio teve início ao fim da tarde no telhado do edifício, e causou danos consideráveis. A agulha da catedral e o telhado colapsaram, e o interior e alguns dos artefactos que albergava foram gravemente danificados. O atual primeiro ministro Macrom, confirmou que nos próximo dia 8 de dezembro a Catedral reiniciará as celebrações litúrgicas.

A Catedral

A Sainte Chapelle foi construída para abrigar três importantíssimas relíquias obtidas por um rei da França: a coroa de espinhos imposta a Jesus, um pedaço da cruz na qual Ele foi pregado e um dos cravos usados para isso. Hoje, essas relíquias estão na catedral de Notre Dame.

Outro exemplo da facilidade de acesso e da proximidade pode ser dado pelo santuário da Medalha Milagrosa, que fica a menos de 200 metros da capela de São Vicente de Paulo. Saindo de uma basta ir até a esquina, virar e caminhar cerca de 100 metros para chegar à outra.

Nos dois lugares você pode orar junto aos corpos incorruptos de dois santos: o de Santa Catarina Labouré, exposto sob um altar lateral no santuário da Medalha Milagrosa e o de São Vicente de Paulo, exposto num mezanino sobre o altar da capela dedicada ao santo.

Visitar a Basílica de Sacré Coeur (Sagrado Coração) também é fácil, com acesso por ônibus e pelo metrô. Ela fica no topo de uma colina no bairro de Montmartre, de onde se pode ter uma bela vista da cidade.

Quem preferir não subir a escadaria tem a opção de usar o bondinho (funicular). Um dos diferenciais da Basílica de Sacré Coeur é o horário de funcionamento estendido, que vai das 6h00 até as 22h30, permitindo visitá-la depois de um dia de passeios, por exemplo, com a vantagem de ainda poder curtir uma vista panorâmica noturna de Paris.

Mesmo para quem não tem o turismo religioso como prioridade, visitar essas e outras atrações do mesmo tipo em Paris é uma excelente opção, que merece ser levada em conta na hora de planejar uma visita à capital francesa.

Catedral de Notre Dame de Paris – www.notredamedeparis.fr/es


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.