Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 30 SET 2020 - 11H21

A Igreja é dinâmica

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Jó 9,1-12.14-16) e o Evangelho de hoje (Lc 9,57-62).

Frei Sebastião lembrou que hoje (30) a Igreja celebra a festa São Jerônimo, que é um grande benfeitor da Bíblia. Sabemos que ele colaborou demais no quarto século para termos a Sagrada Escritura traduzida do grego para a língua do povo, que naquela época era o latim. São Jerônimo queria que o povo entendesse e compreendesse o Evangelho. Teve, com a Igreja, grande participação na organização dos 73 livros e sabemos que, praticamente até o Concílio Vaticano II, era a tradução mais usada.

A Igreja de Cristo é itinerante. Jesus não fica parado. Ele vai ao encontro das pessoas e não tem onde repousar a sua cabeça. Significa que Jesus não veio para se estabelecer em uma cidade ou em um lugar.

Ele veio itinerante, quer dizer, quis mostrar para nós que temos que abranger a Terra inteira. Isso é muito importante! Uma igreja estática não existe, ela é itinerante.

Veja o sol parece que está sempre no mesmo lugar, mas continuamente apresenta um novo dia, uma novidade. A Igreja somos nós, não devemos excluir ninguém e devemos estar disponíveis. Qual a característica que dominava Jesus? A paixão por nós.

Ele veio para se encarnar e ser um de nós; percorreu um caminho para nos ensinar; morreu na Cruz por amor. Para quem aceitar seguir Jesus Cristo tem que Ter a mesma paixão Dele.

O Evangelho de hoje mostra que Jesus não tinha nenhuma segurança humana. Deus, que é amor, tem o projeto de salvar a todos. Acredito que isso deve servir para nós.

Não vamos nos acomodar, porque a gente se acomoda até na Igreja, nas devoções, nas orações. Entramos em uma rotina todos os dias. Temos que abrir a janela da nossa fé. Olhar um pouquinho mais para fora e ver o que está acontecendo por aí.

Não podemos nos fechar e ficar aí estáticos, temos que avançar. Nunca dizer que já fez bastante. Fizemos aquilo que conseguimos até agora, mas podemos fazer mais.

Que o Evangelho de hoje abra todas as janelas, as portas da nossa vida. Saia dessa religião estática e parada com aquelas devoções mecânicas! Cuidado! A escravidão existe também dentro de nós, somos escravos dos nossos projetos. Temos que nos libertar, seguindo Jesus e nunca deixar de vibrar do jeito Dele.

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 30 09 2020

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.