Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 24 JUN 2021 - 16H13

A alegria do aprendizado

Na Santa Missa desta segunda-feira (21), Frei Sebastião medita sobre a beleza de sempre estarmos atentos ao aprendizado da vida

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 12,1-9) e o Evangelho de hoje (Mt 7,1-5).

Frei Sebastião destaca que quando lê o Evangelho de hoje, lembro de um ditado da minha Terra que ensina assim: nós temos duas mochilas, uma na frente e outra atrás. Na frente a gente carrega os defeitos dos outros e atrás os nossos. Isso significa que é mais fácil ver as falhas dos outros do que as nossas.

No entanto, temos que ser como Abraão, que ouve a voz de Deus e se põe a caminho. Esse caminho certamente é imprevisível, tem muitas dificuldades, mas existe uma meta a ser alcançada.

Jesus que nos ama, nos quer livres dessa escravidão que é à nossa maneira de ver, julgar e pensar. Porque Jesus também chamou a atenção das pessoas para corrigir, mas sempre como amor.

Quando vamos educar alguém, não podemos fechar os olhos e achar que está tudo bem. Devemos apontar e corrigir, isso faz parte da educação, mas quem educa, começa de si mesmo e indicando caminho certo.

Deus é nosso Pai e devemos ter essa visão para praticar a solidariedade e poder corrigir o irmão no amor. A nossa identidade nos ajuda a viver e aprender. Temos muitas coisas bonitas para aprender.

Eu mesmo, que sou Padre, recebo muitas lições das pessoas, que não tem a formação teológica que eu tenho, mas na prática me ensinam muitos. Quando eu era jovem, pensava que sabia tudo, pois tive uma ótima e severa formação. Porém, foi o povo de uma comunidade simples que me formou. Com suas necessidades, mostrou que eu estava em um ninho construído por uma formação, mas que eu ainda tinha muito que aprender com a vida.

Temos que lembrar que o caminho está aí e devemos cuidar uns dos outros. Juntos, no diálogo, podemos destrinchar as coisas e sobretudo, o que mais vale é que sabemos que todos nós somos filhos de Deus.

Como Jesus fazia, temos que ajudar as pessoas a se levantarem e não ficarem escravos de certas coisas. Temos que nos preparar bem para poder ajudar os outros. Ninguém poderia assumir um cargo de responsabilidade, se não tivesse um bom período de preparação.

Neste Evangelho, somos convidados a sermos mais humanos, compreensivos e humildes. Assim seremos repletos do Espírito Santo e seremos uma grande luz e força para os nossos irmãos.

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · A Alegria Do Aprendizado





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.