A Santa Missa

O amor é exigente

Na Santa Missa desta segunda-feira (14), Frei Sebastião medita sobre sermos misericordiosos com o próximo, da mesma maneira que Deus é conosco

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

14 MAR 2022 - 10H32

O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Dn 9,4b-10) e o Evangelho de hoje (Lc 6,36-38).

Em sua homília, Frei Sebastião nos questiona sobre o que é a misericórdia? Não é passar por cima das coisas erradas, mas é pisar firme no caminho que Deus nos traçou e não deixar que nada nos atrapalhe nisso.

Encontramos misericórdia nos mandamentos de Deus? Não, mas temos umas dicas necessárias, para nos orientar e ensinar a andar no caminho certo. Jesus resumiu tudo isso em: “amar a Deus e amar o próximo”.

Portanto a misericórdia é ajudar a nós mesmos e os outros a andar no caminho correto. Quando os filhos ou netos fazem coisas erradas, qual é a misericórdia de um pai, uma mãe ou dos avós? É educar, ensinar e mostrar o que é certo.

Isso é misericórdia! É ajudar as pessoas, a se amarem, se ajudarem e colaborar na construção de suas vidas. Saber reconhecer os nossos erros e as nossas faltas, essa deve ser uma luta constante.

O que é a quaresma? É uma oportunidade, um tempo de equilíbrio e rever o nosso jeito de caminhar, segundo o projeto de Deus. A primeira misericórdia tem que ser conosco. Nós temos que ser severos e exigentes conosco, para depois exigir dos outros.

O amor não passa por cima das coisas erradas. O amor é exigente. Portanto, eu digo que devemos cultivar bem a nossa vida. A primeira coisa é a oração, nem tanto as palavras decoradas, mas uma comunhão do nosso pensamento e do nosso coração com Deus.

Ter essa abertura e sentir Deus como sentimos o ar que respiramos. Essa oração nos ilumina e nos dá força. Assim, vamos aprender continuamente o que devemos com os outros para cuidar e educar no caminho do bem.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.