O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Dn 9,4b-10) e o Evangelho de hoje (Lc 6,36-38).
Em sua homília, Frei Sebastião nos questiona sobre o que é a misericórdia? Não é passar por cima das coisas erradas, mas é pisar firme no caminho que Deus nos traçou e não deixar que nada nos atrapalhe nisso.
Encontramos misericórdia nos mandamentos de Deus? Não, mas temos umas dicas necessárias, para nos orientar e ensinar a andar no caminho certo. Jesus resumiu tudo isso em: “amar a Deus e amar o próximo”.
Portanto a misericórdia é ajudar a nós mesmos e os outros a andar no caminho correto. Quando os filhos ou netos fazem coisas erradas, qual é a misericórdia de um pai, uma mãe ou dos avós? É educar, ensinar e mostrar o que é certo.
Isso é misericórdia! É ajudar as pessoas, a se amarem, se ajudarem e colaborar na construção de suas vidas. Saber reconhecer os nossos erros e as nossas faltas, essa deve ser uma luta constante.
O que é a quaresma? É uma oportunidade, um tempo de equilíbrio e rever o nosso jeito de caminhar, segundo o projeto de Deus. A primeira misericórdia tem que ser conosco. Nós temos que ser severos e exigentes conosco, para depois exigir dos outros.
O amor não passa por cima das coisas erradas. O amor é exigente. Portanto, eu digo que devemos cultivar bem a nossa vida. A primeira coisa é a oração, nem tanto as palavras decoradas, mas uma comunhão do nosso pensamento e do nosso coração com Deus.
Ter essa abertura e sentir Deus como sentimos o ar que respiramos. Essa oração nos ilumina e nos dá força. Assim, vamos aprender continuamente o que devemos com os outros para cuidar e educar no caminho do bem.
Transcrição Marta Romero
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.