A Santa Missa

Cultive alegria e confiança

Na Santa Missa desta quinta-feira (26), Frei Diogo medita sobre a importância de cultivarmos a alegria e a confiança em Deus nas nossas vidas

Escrito por Frei Diogo Luís Fuitem

26 MAI 2022 - 11H06

O Frei Diogo Luís Fuitem (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (At 18,1-8) e o Evangelho de hoje (Jo 16,16-20).

Os evangelhos que estamos acompanhando nesse tempo Pascal, são partes daquele grande discurso que Jesus proferiu na Última Ceia para os discípulos. Jesus estava preparando-os para a Sua partida. “Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.

Jesus falava da Sua partida, Sua entrega de vida e Sua morte, e depois falava sobre Sua Ressurreição. Para os discípulos era difícil entender essas palavras, mas depois, aos poucos, com a força do Espírito Santo, eles perceberam que a tristeza iria se transformar em alegria.

Essa foi a experiência dos primeiros discípulos e que ainda hoje ocorre na nossa vida. Às vezes passamos momentos de tristeza, difíceis e complicados e eis que de repente acontece uma reviravolta. Quantas pessoas que sofrem momentos de provação, e, tendo a certeza da presença de Jesus e a confiança em Deus, sabem que a vitória é certa.

Na primeira leitura temos a experiência de Paulo em Corinto, que tentava pregar a boa nova, mas encontrou muita resistência. Na Sinagoga os próprios judeus rejeitaram sua pregação sobre Cristo ser o Salvador, o Messias.

Porém, ele permaneceu e não desistiu. Confiou e, dirigindo-se aos pagãos conseguiu muitos adeptos, muitas conversões, formando ali em Corinto, uma importante comunidade. Aquilo que deve estar sempre presente dentro de nós é a confiança.

Hoje lembramos um santo muito simpático, São Filipe Neri. A sua vida foi marcada pela alegria e ele também passou por sofrimentos, mas tornou-se um grande apóstolo. Dirigia-se principalmente à juventude, sempre com bom humor, levou o Evangelho a todos, com seu jeito alegre de agir.

Nós devemos seguir o exemplo desse santo e sempre tentar manter a alegria e o bom humor na nossa vida e no nosso relacionamento. Que nós possamos cultivar a confiança e alegria nos nossos relacionamentos, na família na comunidade, na igreja.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Diogo Luís Fuitem , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.