O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 23,1-4.19;24,1-8.62-67) e o Evangelho de hoje (Mt 9,9-13).
Frei Sebastião destaca que é bom pensarmos sobre isso: a lei humana condena e castiga e Deus acolhe e perdoa. São processos completamente diferentes. Outra coisa muito importante é que Deus perdoa antes que nós peçamos perdão.
Na parábola, quando o pai perdoou o filho pródigo? Penso que desde quando o filho saiu de casa ele esperou que o filho voltasse. Essa é a atitude de Deus conosco, perdoar muito mais antes do que nós peçamos perdão. Basta que voltemos para o Senhor e seremos acolhidos.
É muito fácil comparando esse fato com a nossa vida. Quando um pai e uma mãe perdoam os seus filhos? Quando eles voltam e pedem perdão? Ou enquanto eles estão esperando que esse filho volte?
Na verdade, nunca os pais têm vontade de condenar os filhos, só ficam esperando o dia que voltem. Nós temos que ter essa visão: Deus perdoa antes, muito antes do que nós mesmos imaginemos.
Ele está sempre nos perdoando, principalmente aqueles que mais precisam de perdão. Na parábola do Filho Pródigo, vemos que o irmão mais velho, não queria aceitar o irmão mais novo, mas o seu pai o alertou que era necessário acolher o irmão.
Não que isso nos motive para o pecado, mas nos desarma e nos faz sentir amados pelo Senhor, e portanto, nós não temos coragem de machucar esse Deus, que nos ama tanto e não é visto como um juiz, mas como um pai e uma mãe.
Ele perdoa sempre, antes mesmo que nós peçamos o perdão. São Mateus era cobrador de impostos, ele não pediu perdão a Jesus, mas quando se sentiu acolhido ele mudou de vida. Por isso é sempre bom sentir que Deus nunca nos rejeita. Nós precisamos voltar para Deus, sempre lembrando que não seremos castigados, mas acolhidos.
Transcrição Marta Romero
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.