O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (2Rs 17,5-8.13-15a.18) e o Evangelho de hoje (Mt 7,1-5).
Frei Sebastião destaca que apesar de já conhecermos esse Evangelho, há reflexões para serem feitas. Primeiro, o sentido da palavra julgar significa separar. Seria bom não confundir julgamento com discernimento.
O julgamento nos coloca acima do outro, nos faz esquecer quem nós somos e estamos mais preocupados com os defeitos dos outros, do que com os nossos. Já discernimento é enxergar realmente o que é certo e o que é errado, para começar a caminhar certo e ajudar os outros, que não estão fazendo esse caminho.
Um pai e uma mãe, sempre se preocupam com seus filhos, para que não peguem o caminho errado. Eles fazem o discernimento para mostrar o melhor caminho. Ir com os filhos à missa ou dizer que é necessário rezar.
Não podemos fechar os olhos perante as coisas erradas deste mundo. Temos que nos colocar, em primeiro lugar, em um pedestal de amor, justiça e equilíbrio. Olhar com os olhos de Jesus e com o coração Dele não para separar, mas para discernir o melhor para todos.
Portanto, Cristo nos fala sobre o julgamento que separa e, por medo de ser igual, nos faz ficar escondidos atrás dos defeitos dos outros. O amor vai discernir o que é certo e então podemos andar juntos.
Não podemos fechar os olhos ao erro de alguém que está ao nosso lado. Temos que estar atentos e ter postura de querer caminhar junto e ajudar o nosso irmão. A fofoca destrói as pessoas, o mau julgamento provoca muito sofrimento. Então, vamos sempre lembrar isso: discernir para ajudar.
Transcrição Marta Romero
Mistérios Dolorosos - Jesus morre na Cruz
Reze e contemple com a devoção mariana
Jesus vence a Morte
No Evangelho deste Domingo de Ramos (Mc 15,1-39), Frei Aloísio Oliveira reflete sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Acesse e medite a Palavra de Deus com a gente!
Quinta-feira Santa: Ceia do Senhor
A celebração da missa ou da Eucaristia é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia. Confira o que o Padre Antônio Bogaz, Padre Rodinei Thomazella e Professor João Hansen têm a dizer sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.