A Santa Missa

Fé é convicção

Na Santa Missa desta quarta-feira (06), Frei Sebastião meditou sobre sabermos quem realmente é Jesus para o sentido de nossa fé

Escrito por Vladimir Ribeiro

06 ABR 2022 - 16H15

O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFM Conv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95) e o Evangelho de hoje (Jo 8,31-42).

Em sua homília, Frei Sebastião destaca que precisamos saber quem é Jesus para que a nossa fé tenha sentido. Nós acreditamos em Cristo, que é Deus. Estamos acompanhando toda essa polêmica de Jesus com os fariseus. Se estivéssemos lá, não sabemos de que lado estaríamos.

O Filho de Deus insiste na sua identidade, “Antes de Abraão, Eu Sou!”, isso é importante, porque Cristo tem a autoridade de nos revelar quem Ele é. Deus é Pai e nós somos filhos, se Ele é um pai de verdade, vive em função dos seus filhos, logo, vive em nossa função.

O Senhor se preocupa conosco e somos importantes para Ele. Amou o mundo, que somos nós, enviou o Seu Filho único para nos salvar. Quem tiver fé, terá a vida eterna, quem acreditar, viverá eternamente.

O que é a verdade que nos liberta? É aceitar esse mistério. Não com palavras, mas com a vida, porque a religião pode ser vista como um conjunto de obrigações e costumes.

Cristo não quer isso de nós. Ele quer que sejamos transparentes, para podermos absorver a sua luz, que nos dá a capacidade de enxergar, de ver, de entender, não movido somente pelos sentimentos. Sobretudo temos que ter a convicção, porque fé não é sentimento.

A fé é uma adesão firme, como vimos esses heróis do antigo testamento, eles sobreviveram porque enfrentaram o rei, não com o sentimento, mas com a sua fé. Eles estavam prontos a entrar na fornalha e se entregaram confiantes nas mãos de Deus.

O mandamento de Deus é a força do amor. Deus é Pai, somos filhos, então fiquemos confiantes de que Ele sabe tudo. Descubramos quem somos, perante Deus, e quem é Ele para nós.

Assim teremos uma nova direção. É essa a nossa conversão constante. A nossa auto convicção será iluminada pelo Espírito Santo e tudo vai se tornar mais fácil na nossa vida.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.