Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

O sim de Maria no anuncio do anjo


Anunciação do Senhor


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Is 7,10-14;8,10) e o Evangelho de hoje (Lc 1,26-38).

Em sua homília, Frei Sebastião destaca que a festa da Anunciação do Senhora está sendo celebrada no coração da Quaresma. Neste dia lembramos que Deus se torna um de nós, é uma nova criação, que vai fazer parte da nossa história, da nossa existência, é o mistério da Encarnação.

Nossa Senhora é o altar do matrimônio místico da divindade com a humanidade. É uma nova realidade. Como sugestão na festa de hoje vamos meditar durante o dia três vezes: “O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu pelo Espírito Santo”. Aqui está o centro do Evangelho de hoje.

O anjo foi enviado por Deus para levar a Maria, mais que um anúncio, uma realidade que tinha que acontecer desde a criação do mundo. Deus começou se manifestar nessa criatura chamada Maria. Aqui está todo projeto da festa de hoje por iniciativa de Dele e foi esta a resposta de Maria: “Eis a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”.

O Senhor quis que ela participasse livremente do seu projeto. O sim de Maria ressoou por toda eternidade e abriu as portas para Deus entrar para sempre e ficar conosco. “O verbo se fez carne e morou entre nós”.

No prólogo de São João: “por Ele, para Ele e com Ele todas as coisas foram feitas”, significa que tudo foi feito por Deus, as estrelas, galáxias, natureza, nós. “O verbo se fez carne morou entre nós”.

Diariamente estamos sendo confrontados, pois fazemos parte deste mistério. Como padre o que mais me chama atenção nisso tudo, é o destinatário desta grandiosidade do amor de Deus, somos nós!

Mas, eu pergunto, quem sou eu para merecer? Sem Deus não somos nada, mas aos olhos de Deus somos os Seus filhos prediletos e amados. Vamos nos sentir assim, valorizados por Deus que é nosso Pai que nos ama e nós acha importantes. Quando temos vontade de chutar tudo, devemos lembrar que Ele quer se manifestar em nós e quer nos dizer o quanto nos ama. Deus quer amar através de nós. Temos uma vida que é uma explosão de chances para realizar isso. O centro de festa de hoje é você! Pense nisso! Não se esqueça disso!

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · O Sim De Maria No Anuncio Do Anjo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.