A Santa Missa

Olhar fixo para a Cruz

Na Santa Missa desta terça-feira (05), Frei Diogo medita sobre o amor de Cristo com a humanidade

Escrito por Vladimir Ribeiro

05 ABR 2022 - 10H38

O Frei Diogo Luís Fuitem (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Nm 21,4-9) e o Evangelho de hoje (Jo 8,21-30).

Frei Diogo destaca que estamos celebrando mais um dia de Quaresma, nos aproximando da Semana Santa e da festa da Ressurreição do Senhor. Hoje as leituras trazem algo importante para a nossa fé.

Na primeira leitura temos um episódio acontecido em um certo caminho para a Terra Prometida. O povo israelita, estava no deserto caminhando com Moisés, faltava água, comida e o povo começou a murmurar, pois realmente estava sem nada e numa situação precária.

Como o povo estava muito revoltado, Deus mandou serpentes venenosas, que atacavam e feriam as pessoas com seu veneno e colocava em risco a vida deles, muitos morreram.

Diante disso Moisés toma a iniciativa de interceder pelo seu povo junto a Deus. Ele pediu para afastar esse perigo das serpentes. O Senhor atendeu e pediu a Moisés que fizesse uma haste de bronze e colocasse na ponta uma serpente de bronze e todos os feridos pelas serpentes e olhassem com fé, para a ponta da haste seriam curados.

Agora, no Evangelho, Jesus se aproveita desse mesmo episódio. Ele está no meio dos doutores da lei e autoridades religiosas que não compreendem a missão Dele e querem até eliminá-Lo, como aconteceu na Sexta-feira Santa.

Jesus explicava que “quando eu for levantado, eu atrairei todos a mim, aí vocês vão saber que Eu Sou”. Jesus queria dizer que Ele é a vida, é o amor e a misericórdia do Pai.

A cruz de Jesus significa que Ele foi rejeitado pela humanidade. Mas, pelo plano de Deus esse sinal de morte, foi transformado em vida. Jesus foi erguido e isso significa o que realmente Ele mesmo afirma: “Eu sou, aquele que dá vida!”.

Somos convidados a fixar o nosso olhar nesta cruz abençoada, que era uma maldição, mas passou a ser sinal de Redenção, do grande amor que Jesus teve conosco, dando a sua vida e se sacrificando para o nosso bem.

Que nos coloquemos nessa atitude de fixar o nosso olhar em Cristo e abrir o nosso coração para que Deus possa nos comunicar o seu amor. Ele é o nosso mestre e salvador. Devemos confiar na sua entrega. Que nesses dias da Semana Santa, possamos realmente nos deixar envolver pelo amor e pela misericórdia de Deus.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.