O Missionário Louis Marie (MIPK) presidiu hoje a Celebração da Palavra, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 37,3-4.12a.17b-28) e o Evangelho de hoje (Mt 21,33-43.45-46).
O missionário Louis Marie destaca que no Evangelho de hoje temos a proposta de Jesus, que é o Reino de Deus para a humanidade, mas principalmente para aqueles que aceitam viver segundo o projeto de Deus. Não somos nós que decidimos sobre a nossa vida, é Ele que dispõe para nós o que é bom e melhor para a nossa vida.
Nessa parábola dos vinhateiros, vemos que eles preparam a vinha para depois colher os frutos que virão. Mas eles não concordam com os planos do dono da vinha. Eles buscam receber aquilo que não lhes pertence. Para cada um de nós Deus tem um plano, não um destino, mas um plano, Ele não tira a nossa liberdade. O plano de Deus visa a nossa salvação. Seguindo esse plano, ouvindo mais o Senhor, saberemos agir conforme a vontade de Dele.
O nosso relacionamento com Deus muitas vezes é unilateral, eu falo e nunca deixo Ele falar, não me disponho a ouvi-Lo. Assim, como os vinhateiros não escutam o dono da vinha, nós não ouvimos Deus. Esse é o convite de Jesus no Evangelho, que possamos nos colocar para ouvir cada vez mais a voz de Deus, o que Ele tem a nos dizer. O Reino de Deus é dos pequenos e humildes e não é dos grandes.
A primeira leitura nos apresenta a história de José. Quando Deus tem um projeto Ele manda os obstáculos, que são os meios que Ele usa para acontecer o Seu plano.
Quando temos dificuldades, devemos olhar além daquela dor presente, e tentar entender onde Deus quer chegar conosco. No caso, José é amado pelo pai e seus irmãos tinham raiva dele por isso. Eles montam um plano para eliminar José, porque ele brilhava mais do que eles.
Então, planejaram matar José, mas na hora Deus suscitou em um dos irmãos, que não deveriam matar José, mas deixá-lo em uma cisterna sem água. Se eles tivessem matado, a história seria outra. Deus já havia desenhado o seu plano e José acabou sendo o salvador de toda a família na época da fome no Egito. Vamos ouvir a voz de Deus, para quando chegarem as dificuldades, possamos ver além e entender qual é o plano da salvação para nós.
Transcrição Marta Romero
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.