A Santa Missa

Ouvir a voz de Deus

Na Santa Missa desta sexta-feira (19), o Missionário Louis Marie (MIPK) meditou sobre ouvirmos a voz de Deus para entendermos os planos Dele para nossa vida

Escrito por Espiritualidade

18 MAR 2022 - 10H49

O Missionário Louis Marie (MIPK) presidiu hoje a Celebração da Palavra, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 37,3-4.12a.17b-28) e o Evangelho de hoje (Mt 21,33-43.45-46).

O missionário Louis Marie destaca que no Evangelho de hoje temos a proposta de Jesus, que é o Reino de Deus para a humanidade, mas principalmente para aqueles que aceitam viver segundo o projeto de Deus. Não somos nós que decidimos sobre a nossa vida, é Ele que dispõe para nós o que é bom e melhor para a nossa vida.

Nessa parábola dos vinhateiros, vemos que eles preparam a vinha para depois colher os frutos que virão. Mas eles não concordam com os planos do dono da vinha. Eles buscam receber aquilo que não lhes pertence. Para cada um de nós Deus tem um plano, não um destino, mas um plano, Ele não tira a nossa liberdade. O plano de Deus visa a nossa salvação. Seguindo esse plano, ouvindo mais o Senhor, saberemos agir conforme a vontade de Dele.

O nosso relacionamento com Deus muitas vezes é unilateral, eu falo e nunca deixo Ele falar, não me disponho a ouvi-Lo. Assim, como os vinhateiros não escutam o dono da vinha, nós não ouvimos Deus. Esse é o convite de Jesus no Evangelho, que possamos nos colocar para ouvir cada vez mais a voz de Deus, o que Ele tem a nos dizer. O Reino de Deus é dos pequenos e humildes e não é dos grandes.

A primeira leitura nos apresenta a história de José. Quando Deus tem um projeto Ele manda os obstáculos, que são os meios que Ele usa para acontecer o Seu plano.

Quando temos dificuldades, devemos olhar além daquela dor presente, e tentar entender onde Deus quer chegar conosco. No caso, José é amado pelo pai e seus irmãos tinham raiva dele por isso. Eles montam um plano para eliminar José, porque ele brilhava mais do que eles.

Então, planejaram matar José, mas na hora Deus suscitou em um dos irmãos, que não deveriam matar José, mas deixá-lo em uma cisterna sem água. Se eles tivessem matado, a história seria outra. Deus já havia desenhado o seu plano e José acabou sendo o salvador de toda a família na época da fome no Egito. Vamos ouvir a voz de Deus, para quando chegarem as dificuldades, possamos ver além e entender qual é o plano da salvação para nós.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.