O Padre Eduardo Sá Teles (MIPK) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Is 41,13-20) e o Evangelho de hoje (Mt 11,11-15).
Em sua homília, Padre Eduardo destaca que a liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a pessoa de João Batista. Jesus exalta a pessoa de João, o último profeta. Ele era símbolo da humidade, da obediência e da caridade. Em nenhum momento quis se exaltar, quando os judeus perguntavam se ele seria o Messias.
Jesus nos exorta o comportamento de João, e a importância da sermos humildes, tratar as pessoas com gentileza, ter sempre um sorriso, tudo isso pode quebrar os corações dos vaidosos e das pessoas prepotentes, porque incomoda aquelas pessoas que mesmo na desgraça, na dificuldade conseguem sorrir, ser gentil e acolher a todos.
Quando desejamos o Reino dos Céus e queremos que isso aconteça, deve brotar em nós uma vontade, mas qual é o impedimento? Muitas vezes nós mesmos, com a nossa falta de fé, com os nossos medos, as nossas convicções e ideias, com a nossa insegurança, conflitos, vontade própria, ou seja, o egoísmo.
Dentro de nós, todos esses sentimentos, se tornam uma violência, um bloqueio. Combater o mal dentro de nós, para tornar possível esse Reino de Deus acontecer, é estarmos sempre buscando o esforço no nosso coração.
Quando estamos caídos o Senhor olha para nós, nas nossas lutas diárias e dificuldades Ele nos ampara. Sozinhos não podemos aguentar, toda essa enxurrada de sentimentos, que violentam o nosso ser.
Vem o senhor que diz “Eu sou o Senhor seu Deus, não temas, porque eu te ajudarei”. Então, encontramos as forças para encontrar esse reino. É preciso lutar, mas devemos sempre lembrar que Deus é misericordioso e vai nos ajudar a ter o equilíbrio necessário para encontrar o Reino de Deus, dentro de nós! Amém.
Transcrição Marta Romero
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.