A Santa Missa

São José, protetor das famílias

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

19 MAR 2021 - 10H38 (Atualizada em 03 AGO 2022 - 14H58)

O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16) e o Evangelho de hoje (Mt 1,16.18-21.24a).

Frei Sebastião começa sua homília lembrando que hoje é festa de São José. A trajetória de um jovem que sonhava casar com uma moça chamada Maria. Em um certo momento percebeu que ela o traiu. Como não quisesse condená-la, porque naquela época, esse fato levaria a moça a uma condenação à morte por apedrejamento, pensou em fugir secretamente, mas Deus o tornou ciente do milagre que estava acontecendo em Maria.

A família de Nazaré estava na sua luta diária, no sustento material e na convivência diária. Impressionante como o Filho de Deus quis assumir esta realidade familiar. O próprio Cristo santificou a família.





Penso que embora fosse uma família especial, não havia anjos trazendo o sustento, os meios de sobrevivência e nem os alimentos preparados. Era uma família normal. Será que tinha trabalho todos os dias? Será que era fácil todos os dias conseguir o necessário para viver?

Família, onde o coração de tudo é o relacionamento de amor, de compreensão, de luta, de perdão e de respeito. Nada é fácil nesse mundo, mas quando se ama, tudo se torna um caminho que merece ser percorrido.

Sabemos que hoje, mais do que nunca as famílias precisam disso. Precisamos olhar com amor para todas famílias, mesmo para aquelas que não estejam enquadradas, nas estruturas tradicionais.

Vamos recorrer a São José para que esteja dentro dessas famílias. Os santos não se aposentam, eles fazem parte da história da salvação que continua. São José vive e tenho certeza, está intercedendo por nós.

Quero pedir com você a São José que alivie o sofrimento de tantas famílias que hoje sofrem com as perdas de parentes, hoje já são mais de 2.600 óbitos diários no nosso país, que São José ajude, console e proteja todas elas. Que São José ajude as famílias que não tem trabalho, não tem casa e estão passando necessidades e até fome e que abençoe as famílias ajudando-as a se reestruturar e se manter. Acima de tudo conserve nas famílias o amor, o respeito, a força dentro de si e a solidariedade a partir de um Deus que existe e que está no meio de nós, com Nossa Senhora que nos sustenta e ampara em seu coração.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.