A Santa Missa

Somos uma unidade em Deus

Na Celebração da Palavra desta quarta-feira (16), Frei Pacífico meditou sobre a unidade que encontramos em Deus

Escrito por Espiritualidade

16 NOV 2022 - 11H36 (Atualizada em 16 NOV 2022 - 14H03)

O Frei Pacífico (OFM Conv.) em sua Celebração da Palavra hoje no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Ap 4m1-11) e o Evangelho (Lc 19,11-28).

A liturgia de hoje é um tanto quanto misteriosa e um tanto quanto cheia de símbolos e sinais. Este Evangelho é sobre a ida de Jesus a Jerusalém, é o caminho em direção ao seu martírio, é Jesus caminhando para a morte, é Ele que caminha para cumprir a vontade do Pai.

Um místico do século XIV ou XIII, em sua reflexão, disse que esse homem nobre que partiu para um lugar distante e retorna coroado, é exatamente o caminho do nosso coração, o caminho da nossa alma para Deus, para que nos tornemos um com o Senhor.

Todos nós temos dons que Deus nos concede e temos um caminho para trilhar. O caminho é cada vez mais estarmos próximos Dele a tal ponto que nós e Deus sejamos um.

O próprio Jesus nos alerta sobre isso: “sejamos um, assim como eu e o Pai somos um”. Esse caminho de nobreza, de nos tornarmos uma unidade com Deus, é um caminho de oração, que a nossa alma e as nossas energias vão fazendo no decorrer da nossa vida.

No livro do apocalipse, apesar dos seus símbolos e sinais, deixa isso bem claro. Esses quatro seres vivos, se nos recordarmos bem, são os símbolos dos evangelhos, que nos apontam exatamente para o louvor, para a glória e para a ação de graças diante de Deus.

Os Evangelhos vão nos mostrar verdadeiramente qual é o nosso caminho, que é estarmos juntos de Deus. Essa parábola que é muito semelhante a dos dons, apesar de usar as moedas, nos fala sobre os dons que Deus nos concede. Tenhamos sempre gravados que os dons são Dele.

O nosso caminho é fazer com que esses dons frutifiquem para os nossos irmãos. Nessa busca nós damos caminho ao nosso trabalho de evangelização na Rede Imaculada de Comunicação, recebemos de Deus os dons para que sejam distribuídos a todos, principalmente aqueles que mais necessitam de uma palavra de esperança e de amor.

Esse trabalho deve ser realizado todos os dias, pois a humanidade carecesse da Palavra de Deus.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.