Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

O sonho da evangelização na Rádio Imaculada




O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (At 16,22-34) e o Evangelho de hoje (Jo 16,5-11).

Frei Sebastião lembra que hoje comemoramos 26 da história da nossa Rádio Imaculada 1490 AM. Cheguei ao Brasil com o sonho de fazer conhecer Nossa Senhora a todos. Eu nem sabia ao certo como seria isso, mas já estava trabalhando há pouco tempo na paróquia Santíssima Virgem e tinha um “Fusquinha”.

Um dia indo para casa, parei no alto da rua Itamarati, em Santo André, onde era possível ver os municípios de Mauá e São Paulo. Desci do carro e olhando para aquelas luzes e perguntei a Nossa Senhora: como vamos fazer para levar Jesus a todas as pessoas? Naquele momento, não sei porque, me veio na cabeça o Papai Noel, que conseguia entrar nas casas pelas chaminés. Porém, não vi nenhuma chaminé, só as antenas nos telhados.

Então, eu disse à Nossa Senhora: não tem chaminés, mas vamos entrar pelas antenas. Assim tive a inspiração da rádio. Dom Cláudio, na época era o bispo da diocese de Santo André, me ajudou muito.

Tentamos conseguir o dinheiro para a compra de uma emissora que estava a venda, mas não tivemos sucesso. O dono da rádio que estava à venda decidiu vender para outros. Ele disse me disse que os católicos nunca têm dinheiro para nada.

Diante desse desafio, eu falei que tinha o dinheiro da entrada, mas não era verdade. Conversei com o frei Bruno, que na época era o provincial, e ele conseguiu me adiantar o dinheiro, que havia recebido da Ordem, e que seria utilizado para o sustento do ano todo do seminário.

Dessa maneira, começou nossa história e conseguimos comprar a rádio. A partir disso, fizemos muitas campanhas juntos aos leigos para pagar aquela dívida e sustentar a emissora. Com o passar dos anos compramos outras rádios no Brasil.

A Milícia Internacional da Europa até nos chamou de locomotiva da evangelização. Agora essa rádio deu origem a tantas coisas, revistas, cartas, site e hoje não precisamos de antenas, precisamos da tecnologia.

A Internet revolucionou o mundo e agora a evangelização não pode parar, tem que continuar, mais do que nunca. Esses 26 anos da rádio nos abriu um caminho. Lembrando que atualmente, não existe distância que não possa ser superada. Esse sonho tem que continuar e temos que fazer isso juntos para salvar o mundo.

Nosso projeto se inicia com o Consagrado à Imaculada, que é aquele que acolhe o projeto de evangelização, para conquistar o mundo inteiro a Cristo sob a proteção e mediação de Imaculada. Isso é a Milícia da Imaculada e é muito simples, e nós queremos então lutar para isso.

Sei o que significa lutar, as dificuldades são desafios e não podemos parar, mas abraçar esses novos meios de comunicação para enfrentar o mundo. Oferecer algo diferente do que temos visto nos canais de televisão hoje, onde qualquer um se comunica com o mundo, até uma criança.

O Evangelho é a prioridade, a única chave que dá ao mundo que ele sonha e precisa. Cada um quer a felicidade, quer o amor, mas não podemos deixar que esse caminho a ser percorrido termine em um precipício. Vamos oferecer um caminho que sobe, mesmo sendo sofrido e difícil, é trajeto que se abre na Ressurreição.

Esse caminho dá sentido até a essa pandemia, em que sabemos que às vezes, não tem nem cemitério para sepultar os seus mortos. Mas sempre tem o coração de Deus que acolhe a todos.

Esses 26 são somente uma porta que se abre para encontrar outras saídas mais urgentes. Nós da Milícia não queremos parar, temos que seguir, caminhar e não nos atolar. Não foi Jesus que levou o Evangelho ao mundo, foram aqueles que acreditaram Nele.

Com a luz do Espírito Santo somos nós agora os enviados. Então, nós estamos agora com Deus, com Jesus iluminados pelo Espírito Santo e guiados pela Imaculada, que é mãe, filha, esposa da Santíssima Trindade e é mãe de cada um de nós. Os sonhos têm que continuar e estamos juntos.

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · O Sonho Da Evangelização Na Rádio Imaculada





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.