A Santa Missa

Eu sou a videira e vocês os ramos!

Na Santa Missa desta quarta-feira (18), Frei Diogo medita sobre estarmos sempre com Jesus

Escrito por Frei Diogo Luís Fuitem

18 MAI 2022 - 10H01

Pixabay

O Frei Diogo Luís Fuitem (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (At 15,1-6) e o Evangelho de hoje (Jo 15,1-8).

Frei Diogo destaca que as leituras de hoje nos orientam para que fiquemos unidos com Jesus e permaneçamos com Ele. Aqueles discípulos estavam amedrontados pelas palavras do Filho de Deus, mas Ele falava com autoridade. Explicava que passaria por momentos difíceis, mas que depois iria ressuscitar.

Ele insiste e quer que sempre que fiquemos com Ele. Notem que o verbo permanecer aparece várias vezes no Evangelho. Exatamente porque nós devemos saber da importância desta união com Jesus.

Sabemos que a árvore tem sua raiz, que alimenta o tronco, os galhos e os ramos com a seiva. Jesus nos fala da videira e dos ramos, Ele utiliza essa comparação, porque a videira era muito conhecida em Israel e muito utilizada no Antigo Testamento.

Jesus se torna então a nova, a verdadeira videira. Ele veio do Pai para oferecer a seiva, oferecer a vida para os ramos, que somos nós. Essa vida oferecida por Ele é realmente indispensável para nós.

Na medida que estamos unidos ao tronco, recebemos a seiva e podemos produzir bons frutos. Separados do tronco os ramos secam, não produzem frutos, tornam-se estéreis e morrem. É bonita essa comparação, é o apelo de Jesus que permaneçamos unidos à videira.

A nossa caminhada se inicia no batismo, somos inseridos em Cristo pela Palavra, pelos sacramentos e pela própria eucaristia, recebendo o corpo de Jesus, recebemos a seiva para o sustento da nossa vida cristã. Por isso, é preciso que consigamos sempre essa união no nosso dia a dia.

Na primeira leitura temos os apóstolos que evangelizando nas suas viagens, depararam-se com um conflito. Deus, nosso Pai também permite as dificuldades para nos ajudar a limpar tudo o que atrapalha estarmos unidos com Ele.

A poda faz parte da nossa vida cristã. Isso nos leva a superar tudo para vivermos mais livres a nossa fé. A primeira comunidade cristã passou por tribulações, porém à luz do Espírito Santo conseguiram resolver as divergências. Devemos buscar sempre a união com Cristo e tudo será superado, então permaneçamos unidos a Ele. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Diogo Luís Fuitem , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.